Friday, June 8, 2007

NO DIA MUNDIAL DO MAR - AUDIÇÃO NA MADEIRA SOBRE O LIVRO VERDE

(Madeira promove debate sobre a futura política marítima europeia)
No âmbito do processo de consulta pública em curso sobre a futura política marítima europeia, lançado em Junho do ano passado pela Comissão Europeia, com base no Livro Verde intitulado «Para uma futura política marítima da União: Uma visão europeia para os oceanos e os mares», o eurodeputado Emanuel Jardim Fernandes, em estreita colaboração com a Universidade da Madeira, promove hoje uma audição sobre “A Futura Política Marítima da União Europeia – Visão da Madeira”.
A sessão tem início a partir das 14h30 no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira. “Com esta audição, o eurodeputado socialista madeirense, procura vir suprir, de certa forma, a falta da organização na Região de uma iniciativa de vulto, à semelhança dos vários eventos públicos que se tem realizado por toda a Europa, nos diversos Estados-membros, concretamente nas suas regiões, para debater as questões suscitadas no Livro Verde sobre a futura política marítima da UE”, informa o gabinete do eurodeputado, em comunicado. Emanuel Jardim Fernandes pretende ouvir não apenas a posição das autoridades nacionais e regionais competentes, como também a opinião, ou as opiniões, das entidades públicas e privadas, das empresas e das associações sócio-profissionais, bem como das organizações da sociedade civil da Região, “que deverão ser tidas em conta na comunicação que a Comissão apresentará com os resultados, assim como com as conclusões políticas da consulta, que termina no fim deste mês”, prossegue o comunicado.
Dois dos intervenientes na audição são o Eng.º Miguel Sequeira, responsável pela [EMAM] - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, e o Dr. Tiago Pitta e Cunha, membro do Gabinete do Comissário Europeu Joe Borg e responsável directo pela Task Force “Assuntos Marítimos”, que esteve na origem do Livro Verde da Comissão. A audição é aberta ao público.

No comments: