Friday, June 8, 2007

NO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS - MIL AO MAR!!!...

(«MAR E EDUCAÇÃO: DOIS PARCEIROS ESTRATÉGICOS» - Ricardo Diniz e uma das alunas da Escola IBN Mucana, de Alcabideche, na sessão de apresentação da parceria)
O Projecto "made in PORTUGAL" e o velejador Ricardo Diniz anunciaram na passada Quarta-feira de manhã, a bordo do «Príncipe Perfeito», o lançamento do mais recente projecto de educação: «MIL AO MAR» («Mil ao Mar, Mil Crianças, Mil Histórias, Mil Emoções»).
(Ricardo Diniz e Rafael Silva: dois amigos do Atlântico Azul e dois defensores do Mar)
Com o objectivo de estimular os mais jovens a seguirem os seus sonhos e a conhecerem e valorizarem o Mar Português, no âmbito da semana em que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho), Ricardo Diniz, nomeado Embaixador dos Oceanos para a Comissão Europeia no contexto do Livro Verde do MAR, falou desta sua inovadora iniciativa a bordo do veleiro Príncipe Perfeito.
(Os alunos da Escola IBN Mucana de Alcabideche nunca esquecerão este dia tão especial)
Com “MIL AO MAR” serão efectuadas viagens pelo Tejo, destinadas a mil crianças e jovens das escolas do país, cujas idades se situem entre os 8 e os 16 anos. Esta acção vai decorrer entre Junho e Novembro de 2007, envolvendo Ricardo Diniz e o seu Projecto ‘made in PORTUGAL’, numa parceria com a “Veltagus” e o veleiro “Príncipe Perfeito”. Com “Mil ao Mar” pretende-se que cada aluno desenvolva conhecimentos e entusiasmo por Porugal e pelos Oceanos.

(Ricardo Diniz a bordo do Príncipe Perfeito)

Cada Escola definirá o seu próprio critério de selecção de 50 alunos. Como exemplo, poderá ser desenvolvido um trabalho escrito ou de natureza artística ou até mesmo uma acção de limpeza de praias, sendo que competirá aos professores escolherem os alunos mais exemplares, num conceito de «Valores DELI»: DEDICAÇÃO, EMPENHO, LIDERANÇA E INICIATIVA. As viagens no «Príncipe Perfeito» serão gratuitas para os alunos e seus acompanhantes e terão uma duração máxima de quatro horas.

(Um dia serão marinheiros...)

Durante a apresentação desta iniciativa destacamos a presença do Senhor Engenheiro Miguel Sequeira, responsável pela [EMAM] - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Clara Rocha Santos da Associação de Professores de Geografia e, muito em especial, dos alunos da Escola IBN Mucana de Alcabideche que enalteceram a importância de sensibilizar as crianças e os jovens para a necessidade de preservação dos Oceanos.
No âmbito do Projecto ‘made in PORTUGAL” Ricardo Diniz tem partilhado as suas vivências e aventuras de forma original e motivadora, através da realização de palestras, debates e apresentações desenvolvidas em universidades, escolas, empresas e instituições, num leque de acções que têm merecido a atenção dos ‘media’ nacionais e internacionais. Recorde-se que, já este ano, o velejador português foi nomeado Embaixador dos Oceanos na Comissão Europeia, tendo participado em conferências realizadas em Bruxelas e em Bremen. E, em 2006, foi nomeado Cavaleiro da Ordem do Atlântico Azul.

8 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

E assim temos um veleiro lugre a operar no Tejo como Navio de Treino de Mar, de tráfego Local. Parabéns ao PRINCIPE PERFEITO e a todos os responsáveis por esta iniciativa.

LMC

Anonymous said...

"se es homem decidido,
precisas de um moinho que trabalhe com a as nuvens..."
de Ibn Mucana poeta moçarabe de Alcabideche para desejar boa sorte!!!!! e bom trabalho

pereira de oliveira said...

sem querer desviar a atenção da substância do que é este projecto e empenho devo dizer que vale a pena ler os poemas de Ibn Mucana que viveu no século x-xi, entre Alcabibeche e a corte na Andaluzia!

pereira de oliveira said...

nomote falata a copperação...sem esse desejo, sem ajuda mútua nada há...não se esqueçam

Anonymous said...

"...no Tejo como Navio de Treino de Mar"
MAR??? NO TEJO?????
Hellooooo???

Luis Daniel Vale said...

E parabéns ao Rafael pela continuação da concretização do seu sonho (e ainda foi meu piloto num navio da Sacor, logo após a suas histórias de naufrágios no Mediterrâneo...)

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Não resisto a comentar aqui o ilustre marinheiro (a) "anónimo(a)" acerca da sua confusão explícita com o facto de o navio de treino de mar PRÍNCIPE PERFEITO estar ligado ao Tejo. Meu amigo(a) contramarítimo(a)o Rio Tejo encena frente a Lisboa, um dos melhores e mais amplos portos naturais do mundo..., cujo fluxo de maré alcança Vila Franca de Xira, a 50 kms da barra em São Julião...
Desde o início da nacionalidade que o Tejo é a porta nobre do Mar Português que infelizmenmte parece agora fazer enjoar tantos marinheiros (as). Foi um centro privilegiado de Treino de Mar e continuará a ser enquanto houver gente com o gosto do Mar nas suas mais diversas significâncias.

Anonymous said...

Conversa típica de marinheiro(a) de água doce.
Julgará o(a) senhor(a) que por conhecer Navegadores a Sério como o Rafael Silva ou com Treino de Mar a Sério como a Autora deste blog fica com habilitado a falar de Mar?