Monday, June 11, 2007

NOTÍCIAS DA BERLENGA - TAKE 2

Às Berlengas, sob a bandeira do Atlântico Azul
«Já partiu da marina da Figueira da Foz, a frota de veleiros com destino às Berlengas. Este passeio promovido pelo Papiro Yacht Line e pelo Jornal Ler, tem por objectivo juntar vários velejadores num passeio, onde os participantes possam trocar e aperfeiçoar técnicas, apreciando paisagens marítimas únicas.
Porém, a novidade é que este grupo de velejadores irá juntar-se ao XII Cruzeiro à Berlenga, organizado pela AVELA (Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro), um encontro de reconhecimento nacional ao ponto do Centro Náutico Moitense oferecer a todas as embarcações uma bandeira do Atlântico Azul, para que o estandarte, para além de promover a associação, identificará os participantes neste Cruzeiro.
Simbologia da Bandeira
A bandeira que sinaliza as canoas e catraios na Real Regata das Canoas do Tejo e nos passeios e demais iniciativas promovidas pelo Centro Náutico Moitense é a bandeira «Atlântico Azul - Portugueses Somos do Ocidente». Foi concebida e registada pelo Comodoro da Real Regata das Canoas, Senhora Dra. Raquel Sabino Pereira, e representa a grande Descoberta dos Portugueses. Uma descoberta que será lembrada mesmo quando já não existir esta nossa civilização.
Portugal e os Portugueses serão lembrados para sempre por terem descoberto que os Oceanos da Terra estão ligados entre si e são um veículo de união entre toda a Humanidade. Quem o fez foram, no dizer de Camões: «Portugueses, do Ocidente; imos buscando terras do Oriente». Nesta busca fizeram descobrimentos e a Descoberta. A Descoberta do Oceano, união de todos os Oceanos. O Oceano azul, o Oceano dos Portugueses, do azul do fundo desta bandeira encimada pela unidade da esfera armilar e dos castelos e das quinas dos Portugueses.» in [JORNAL REGIONAL]

No comments: