Wednesday, August 8, 2007

Marina do Parque das Nações apoia candidatura de cultura avieira a património nacional

Fotografia tirada para a [Comunidade que Navega nestas Canoas] por Bruno Nobre (o "Seawolf" da Moita), honra da Armada Portuguesa.
* * * * *
«Santarém, 08 Ago (Lusa) - A Associação Náutica da Marina do Parque das Nações (ANMPN) está a apoiar a candidatura da cultura avieira a património nacional, para promover o turismo no estuário do rio Tejo, afirmou hoje o presidente. Paulo Andrade disse à Agência Lusa que a candidatura, a realizar em 2009, da cultura avieira como património nacional foi iniciada pela Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), em colaboração com a Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém (ESES/IPS). (Continua em comentário a este post)».
Fonte: Agência LUSA 2007-08-08, 11h13

7 comments:

LisbonGirl said...

Linda foto! Empolgante!

Raquel Sabino Pereira said...

Obrigada, «Girl»!!!

Raquel Sabino Pereira said...

Comunicado completo:

«Santarém, 08 Ago (Lusa) - A Associação Náutica da Marina do Parque das Nações (ANMPN) está a apoiar a candidatura da cultura avieira a património nacional, para promover o turismo no estuário do rio Tejo, afirmou hoje o presidente. Paulo Andrade disse à Agência Lusa que a candidatura, a realizar em 2009, da cultura avieira como património nacional foi iniciada pela Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), em colaboração com a Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém (ESES/IPS).

Para o responsável pela ANMPN, a "luta pela reabilitação da marina do Parque das Nações" passa pela preservação e divulgação de "sítios espectaculares, desconhecidos da maior parte das pessoas" através do "turismo náutico", mas também "a cultura e gastronomia das populações ribeirinhas". Segundo o presidente da ANMPN, a exposição na última edição da Nauticampo com imagens captadas a partir de veleiros "até Valada", no concelho do Cartaxo, comprovou isso mesmo: "as pessoas nem acreditavam que fosse em Portugal".

O "sonho" já "recolheu diversos apoios" que fazem Paulo Andrade confiar na revitalização do estuário do rio Tejo, apontando como necessária a construção de "casas simples" para a pernoita dos velejadores e "de uma rede de poitas, que são blocos de cimento com dez toneladas com meia dúzia de bóias à superfície", para "segurar os veleiros".
Para Paulo Andrade a aposta no estuário do Tejo terá de concretizar-se respeitando o "meio ambiente e em pleno respeito pelas culturas e populações ribeirinhas", explicando que não pretende impor nada, mas sim "trabalhar em conjunto" para revitalizar o rio. "O número de barcos no estuário espectacular é confrangedor, temos cerca de 2.500 embarcações no Tejo, e um grande potencial a desenvolver, mas, para convencermos os nossos colegas a ir até Valada temos de promover o silêncio, a gastronomia e a hospitalidade", afirmou.

No entanto, Paulo Andrade lamenta "alguns amargos de boca" em Valada do Ribatejo, que "tem sido tomada de assalto pelas motos de água"e, por isso, "aquela calma que se sentia, deixou de existir". "Estamos a matar a galinha dos ovos de ouro", alertou o presidente da ANMPN, que não pretende erradicar as motos de água, mas sim que cumpram os regulamentos náuticos. Em alternativa, Paulo Andrade apontou "a Palhota, no Cartaxo, o Escaroupim, em Salvaterra de Magos, e o Patacão, em Alpiarça" como "lugares quase paradisíacos" que podem ser também "conhecidos por via terrestre".


Segundo Paulo Andrade, as localidades ribeirinhas deveriam "pensar de forma integrada, para potenciar todo o estuário" do rio Tejo, que não pode ser financiado apenas "da exploração do recurso hídrico". "O dinheiro não vem da água", disse o presidente da ANMPN, acrescentando que "a parte seca, através da hotelaria e do comércio, deve garantir 60 por cento de uma marina ou de um porto de recreio"».

Fonte: Agência LUSA 2007-08-08, 11h13

Graça said...

Era mesmo muito bom que isso fosse para a frente! Porque o rio mais bonito de Portugal é sem dúvida o Tejo.

Graça said...

E eu sou de Santarém é claro!

Cumprimentos do Graça

Anonymous said...

ganda horsadelaaaa
gaviaoooo em pleno
vamos a elesss

Anonymous said...

isto é arte do bom navegar...simplesmente maravilhoso.lool levaspoucaslevas...
vem ai mais uma bela arte...