Thursday, July 17, 2008

Médico naval português presta ajuda a timorenses a bordo do maior navio-hospital do mundo

This post concerns the Hospital Ship «USNS MERCY», aboard which are now sailing a Portuguese Navy Doctor, Mr. Nelson Olim, and his assistant, also from Portuguese Navy. They are now assisting Timor. All photos were downloaded from the internet.
Lisboa, 17 Jul (por Ana Rute Peixinho, Agência Lusa) - Um cirurgião e um enfermeiro da Marinha Portuguesa estão a participar numa missão humanitária a bordo do maior navio-hospital do mundo, que está há quatro dias em Timor-Leste, onde já foi dado auxílio médico a quase 900 pessoas.
Em declarações à agência, o cirurgião português Nelson Olim explicou que o navio da marinha norte-americana "USNS Mercy" tem uma capacidade global, em termos de número de camas, equivalente ao Hospital de Santa Maria, o maior hospital português. "A Marinha Portuguesa foi formalmente convidada a participar no primeiro trimestre deste ano. A bordo somos um cirurgião geral e um enfermeiro instrumentista da Marinha Portuguesa, havendo outras marinhas de outros países também representadas", contou Nelson Olim, num contacto por e-mail com a Lusa. A missão global do "USNS Mercy" tem a duração de quatro meses, passando pelas Filipinas, Vietname, Timor, Papua Nova Guiné e Micronésia. No entanto, a participação da Marinha Portuguesa é restrita a Timor-Leste e tem a duração de um mês, devendo terminar no fim de Julho.
Há quatro dias que o navio se encontra fundeado na baía de Díli, uma vez que o porto não tem capacidade para receber uma embarcação com estas dimensões. O navio é o centro da vertente cirúrgica da missão, refere Nelson Olim, mas no terreno estão destacamentos médicos em Díli, Baucau, Viqueque e no Bairro Pité. "As carências na área da saúde são enormes, falta quase tudo. O hospital de Díli, por exemplo, só tem um desfibrilhador e está avariado. A maioria dos doentes apresentam-se com situações crónicas, que se arrastam há anos e que não conseguem resposta no serviço de saúde local", descreveu Nelson Olim.
Doenças oftalmológicas (como cataratas), ginecológicas (tumores no útero e ovários), cirurgia plástica para queimados e cirurgia geral para bócios, hérnias ou tumores intestinais têm sido algumas das actividades com maior incidência.
Para o cirurgião da Marinha, do ponto de vista humanitário, esta missão é "verdadeiramente excepcional", tendo sido vistos em três dias de missão em Timor-Leste 893 doentes. No total, esta missão já observou 40 mil doentes nos vários países. Apesar de destacar que a integração da equipa portuguesa na missão foi "rápida e excelente", Nelson Olim também sublinha que "operar em inglês não é a mesma coisa que fazê-lo em português". "Os instrumentos têm nomes diferentes, as rotinas cirúrgicas são diferentes", exemplificou. Considerando a experiência "excepcional", o cirurgião médico naval português realça que é com prazer que ficou a pertencer a um "´clube` muito restrito" que já teve a oportunidade de operar num navio.
Fonte: Agência LUSA

4 comments:

Anonymous said...

PARABENS!
Um blog com muito bom gosto.
Para que conste, continuamos fundeados na baia de Dili, Timor.
O numero de doentes observados ja ultrapassou os 2000. A partir de hoje e nos proximos 4 dias, uma ONG americana (OPERATION SMILE), vai juntar-se a nos, para operar nada mais nada menos que cerca de 75 labios leporinos.
O Mar pode ser uma grande auto-estrada de boa vontade.

nelsonolim@netcabo.pt
nelson.olin@mercy.navy.mil

Raquel Sabino Pereira said...

Muito obrigada pela visita e pela informação, a que darei destaque assim que possível.

POR FAVOR VÁ ENVIANDO (dentro das suas possibilidades) FOTOGRAFIAS E INFORMAÇÕES - É IMPORTANTE DIVULGAR O QUE OS PORTUGUESES E A MARINHA CONTINUAM A FAZEM POR ESTE MUNDO FORA!!!!

O EMAIL é o que está na coluna da direita deste blogue :

sabino_pereira@hotmail.com

CONTINUAÇÃO DO EXCELENTE TRABALHO!!!

Flying Solo said...

Quando precisar de assistencia vou a Timor!

Clube Europeu ESJAL said...

Olá!
Tenho passado por aqui todos os dias. Gostei especialmente destas imagens do navio hospital!!!