Wednesday, November 12, 2008

Amanhã - Despedida ao «Queen Elizabeth 2»

Passados 39 anos da primeira escala de um dos mais emblemáticos transatlânticos de sempre, por ocasião do seu cruzeiro experimental, o porto de Lisboa volta a ser escolhido, agora, para a última viagem do Queen Elizabeth 2.
Amanhã, dia 13 de Novembro, o Queen Elizabeth 2 despede-se do porto de Lisboa na sua última viagem enquanto navio de cruzeiros, que terá início em Southampton e destino final no Dubai, onde será transformado em hotel flutuante. Foi no dia 28 de Abril de 1969 que atracou pela primeira vez no porto de Lisboa, na Estação Marítima da Rocha Conde de Óbidos, numa escala experimental que estava a realizar pelo Atlântico, tendo a viagem inaugural vindo a ocorrer a dia 2 de Maio do mesmo ano, com partida do porto de Southampton e destino final o porto de Nova Iorque.
Para assinalar os largos anos de chegadas e partidas, o Porto de Lisboa agraciará os passageiros com uma lembrança, produzida exclusivamente para a ocasião, ao comandante do navio será entregue uma placa comemorativa do evento e ao navio será feito o escoltamento até à saída do Estuário do Tejo por rebocadores da empresa Svitzer.
Um dos mais famosos navios do mundo, o Queen Elizabeth 2, ainda pertencente ao operador Cunard Line, em 39 anos de existência percorreu 5,5 milhões de milhas, transportou cerca de 2,1 milhões de passageiros e realizou 24 viagens volta ao mundo.
Fonte: Porto de Lisboa. Que poderia ter alargado a cerimónia à população em geral.

6 comments:

Small City Scenes said...

Look at that. she can barely make it under the bridge.
Sanfrancisco dailyblog is doing the Queen Mary ship . MB

Webradio said...

Gros bateau oui...

Unknown said...

Very good Q! I always thought she was a fascinating woman. The boat is very cool! The music here is pretty. Kaishon came running over to listen : )!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

We'll miss the QE2...

CAP CRÉUS said...

Que lhe vai acontecer? Vai ser desmantelado? :-(

Jim Klenke said...

Looks as good today as it did in the 60s.