Tuesday, June 22, 2010

Ministro da Defesa cita Álvaro de Campos para homenagear a Marinha

 
CREOULA», by Sailor Girl.)

Lisboa, 21 Jun (Lusa) - O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, apelou hoje a "uma comunidade virada para o mar" e que "aproveite a nova fronteira que é o oceano", citando a "Ode Marítima", de Álvaro de Campos. Discursando na abertura das I Jornadas de Engenharia Hidrográfica, o responsável pela pasta da Defesa protagonizou um momento invulgar, ao citar durante vários minutos estrofes da "Ode Marítima", de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa. Santos Silva referiu ainda, em tom bem humorado, não ter sido o responsável pela hora da sessão de abertura (ao mesmo tempo do jogo do campeonato do Mundo de Futebol Portugal-Coreia do Norte), acrescentando, no mesmo tom, ser positivo "disfarçar a ansiedade, ocupando o espírito".

No ano em que se comemora o cinquentenário do Instituto Hidrográfico e na data em que se celebra o Dia Mundial da Hidrografia, Augusto Santos Silva apontou este organismo como um "exemplo paradigmático da lógica do duplo uso" nas Forças Armadas, aliando conhecimento científico útil à sociedade, "mas também técnicas e recursos indispensáveis para a Marinha".

Considerando o conhecimento dos mares como uma "área essencial para o futuro", o ministro notou a importância de projectos como a Extensão da Plataforma Continental e referiu-se à "hora marítima", expressão de um engenheiro naval nascido na Escócia, Álvaro de Campos. Neste contexto, Santos Silva citou quatro estrofes da "Ode Marítima" daquele heterónimo de Pessoa, como "homenagem aos presentes e à Marinha" e para tornar "mais expressiva" a mensagem que queria transmitir. Depois, o ministro da Defesa apontou o mar como algo que "não é redutível a nenhuma comunicação": "Há sempre mais coisas para ver". "Um novo poder ser que para ser só depende da nossa própria vontade", resumiu. No final, Augusto Santos Silva apelou à investigação e ao debate e a uma maior "ligação entre a Marinha e as universidades, as universidades e as empresas, as empresas e as instituições públicas", para seja "aproveitada plenamente a nova fronteira que é o oceano".

Já o chefe do Estado Maior da Armada, almirante Melo Gomes, manifestou "orgulho" na realização das Jornadas, adiantando que se vão realizar de dois em dois anos. Salientando que o "conhecimento científico do instituto é também um contributo para o país", Fernando Melo Gomes afirmou que a Marinha "quer estar presente no avanço do conhecimento dos mares"».

2 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Muito interessante, assim como ver de novo o ATLÂNTICO da Sailor Girl a espalhar azul por todos os quadrantes. Parabéns....

jc said...

Fico contente, por vêr novamente o Atlantico Azul a navegar.Força Marinheira.
Já tinha saudades...