Thursday, August 5, 2010

Chegada do TRIDENTE em 2 de Agosto de 2010


Transcrevemos, com bastante emoção, a seguinte mensagem do Senhor Almirante Bastos Saldanha, da Marinha do Tejo, que agradecemos:

«Procedente do estaleiro alemão seu construtor, o Navio da República Portuguesa TRIDENTE, a mais moderna unidade da nossa Armada, chegou à Base Naval de Lisboa (Alfeite) ao fim da manhã do dia 2 de Agosto de 2010.

Em qualquer país ocidental, a chegada inaugural de um navio ao seu porto de armamento é a ocasião única para lhe prestar honras de soberania mas também de festa maior para as comunidades marítima e náutica e a população, sinal indelével de incorporação na Identidade Pátria.

Não foi assim na manhã radiosa de 2 de Agosto, em que apenas o Estuário milenar deu as boas vindas ao TRIDENTE, conjuntamente com dois rebocadores, a lancha dos Pilotos, uma unidade auxiliar da Capitania do Porto de Lisboa e três canoas da Marinha do Tejo: a ANA PAULA, o QUIM ZÉ e o GAVIÃO DOS MARES. Por ser dia de trabalho, os humildes não puderam participar mas estiveram presentes por intermédio dos seus camaradas.


Com a devida vénia ao seu autor, Prof. Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, transcreve-se em seguida o depoimento expressivo de alguém que muito ama Portugal e venera a Marinha dos Portugueses: «Mal entrou no Tejo, o Tridente, vindo da Alemanha, avistou canoas do Tejo, da Marinha do Tejo. Nesse momento viu que finalmente estava em casa. Não estavam dignatários à sua espera. Pensou que ainda bem, porque assim estava sem mácula, apenas a Alma límpida de Portugal. Soube que estava na sua Pátria. Trazia embarcados Oficiais e Guarnição. Vinha a bordo o Almirante da Esquadra. Ele, e eles, ficaram a saber o que defendem. Deus os Guarde a Ele e a todos os que nele embarcarem.»

3 comments:

jc said...

Seremos sempre um País de Marinheiros,não são nem nunca foram os ditos "dignatários" que deram novos mundos ao Mundo, foi o Povo de Portugal, esse mesmo Povo que estava à espera do TRIDENTE nas canoa do Tejo.Tenho orgulho do meu País e do meu Povo mas tenho vergonha de quem nos tem "governado" de há uns anos a esta parte.

Dina said...

Wow, I'd love to see a submarine actually underway!
Choppy seas.

Anonymous said...

Bom...sem querer levar o tema para a politica, gostava apenas de manifestar o meu enorme contentamento e orgulho, por ver finalmente a nossa Esquadrilha de submarinos renovada, e de que maneira.
Para finalisar só dizer que não concordo com o azedume manifestado pela pouca presença de embarcações a receber o Tridente, afinal de contas a recepção oficial foi feita com todas as honras devidas, naõ faltando o MD e sua exª o Alm. CEMA.
jmflousada
marinheiro