Monday, April 11, 2011

UM DIA, NÃO MUITO LONGE...


«Em 2010, o Tejo viu, sentiu as suas canoas. As suas embarcações. Sentiu-se, de novo a capital das suas margens. Fez a festa da harmonia do Homem Português com sua natureza. E a sua Natureza é a do Mar. É a Natureza das embarcações registadas no livro da "Marinha do Tejo" patente no Museu da Marinha. Museu da Marinha dos Portugueses. Da Armada. Que acolheu no seu seio as embarcações do Tejo, da Marinha do Tejo. Pela primeira vez foi feito o estudo da sua conformação. Emprestámo-nos para celebrar eventos, para acolher as gentes do Mundo e Gente que o Mundo respeita, ouve e até santifica.

O Senhor Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos da Cunha e Lorena Perestrello de Vasconcellos, o Senhor Almirante Melo Gomes, CEMA, o Senhor Almirante Saldanha Lopes, futuro CEMA, deram-nos a Honra de sua presença. Com eles fizemos o dia da "Marinha do Tejo". E como nos receberam, no Tejo, o Capitão do Porto de Lisboa e na Doca da Marinha e no Alfeite o Senhor Comandante da Base Naval de Lisboa.

E como nos acompanharam os nossos Patrocinadores entusiasmados pela obra que estão a ajudar a erguer. Com gente humilde. Gente que ganha em média setecentos euros e paga vinte e três por cento de IVA. Gente que mantém a Matriz Cultural de Portugal viva. Como há duzentos anos, guerrilheiros. Dessa vez contra o invasor. Desta vez guerrilheiros contra a crise. Os da Marinha do Tejo e os seus patrocinadores, apoiados na Marinha dos Portugueses, a Armada.

Em 2010, tal como em anos anteriores, fica com este relatório o nosso agradecimento ao SEDNAM, ao CEMA, ao Museu de Marinha, à Capitania do Porto de Lisboa, à Base Naval de Lisboa, à Marinha dos Portugueses, aos nossos patrocinadores, a cada um dos proprietários, a cada Arrais, Sota-Arrais e Moço, a cada uma das Associações e Centros Náuticos que organizam com suor, dor e vivacidade de sangue a teimosia de amar Portugal e o Tejo.

Merecemos uma Lei Nossa, Seremos para o Estuário, para Lisboa, para as duas margens as gôndolas do Tejo.

Um dia, não muito longe.»

in «Relatório de Actividades de 2010 da Marinha do Tejo».
 
 
Ler o documento completo AQUI (esperar uns minutos para carregar).



5 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Viva o Atlântico Azul e a Marinha do Tejo...

Raquel Sabino Pereira said...

Vivam!
E vivam os Navios & o Mar!!!

Dina said...

Great colors make a happy photo.

Oliverfer said...

Aqui se prova o amor e devoção de pessoas que mostram ao amor ás embarcações que felizmente podemos dizer que sõa nossas

Sailor Mum said...

Completamente de acordo com Oliverfer