DEDICADO AO SENHOR VASCO ELIAS BENSAUDE (26 de Abril de 1896 - 05 de Agosto de 1967)
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) entregam na primeira semana de Julho de 2007 o navio "CORVO", encomendado pela Mutualista Açoriana para transporte de carga a granel e contentores, pelo valor de 19 milhões de euros. Com capacidade para transportar 650 contentores, aquele navio junta-se a outro, chamado "AÇOR B", entregue já em 1997 pelos ENVC àquele armador.
A cerimónia de baptismo do navio, que já se encontra a flutuar, ocorrerá já na Sexta-feira, dia 18 de Maio de 2007, nos referidos estaleiros.
Constituída em 1920, a Mutualista Açoriana dispõe ainda do navio "FURNAS" (ex-"HYDRA J"), sendo um dos três operadores de carga marítima que asseguram as ligações da região dos Açores com o exterior. Os ENVC contam com uma carteira de encomendas que inclui sete navios de transporte de cargas pesadas, dois ferries, seis navios de patrulha oceânicos, dois de combate à poluição, 8 lanchas de fiscalização costeira e um navio polivalente logístico.
* * * * *
[Luís Miguel Correia] informou-nos entretanto do seguinte: «O armador Vasco Bensaude promoveu activamente a construção de alguns dos navios portugueses mais famosos do século XX, caso dos paquetes CARVALHO ARAÚJO e FUNCHAL, ou os bacalhoeiros ARGUS, CREOULA e HORTENSE...A tradição marítima da família Bensaude, que remonta ao século XIX, encontra hoje continuidade na actividade da empresa Mutualista Açoreana, cujo novo CORVO será o quinto navio com esse nome a servir a empresa.»
5 comments:
O armador Vasco Bensaude promoveu activamente a construção de alguns dos navios portugueses mais famosos do século XX, caso dos paquetes CARVALHO ARAÚJO e FUNCHAL, ou os bacalhoeiros ARGUS, CREOULA e HORTENSE...
A tradição marítima da família Bensaude, que remonta ao século XIX, encontra hoje continuidade na actividade da empresa Mutualista Açoreana, cujo novo CORVO será o quinto navio com esse nome a servir a empresa.
Para além do novo CORVO, integram a frota da Mutualista Açoreana os navios AÇOR B e FURNAS ex-HYDRA J, tendo este último sido adquirido há meses.
e pensar que nos camavam safardanas
naão é c é ch
Os Bensaude portugueses chamaram-se, originalmente, Hassiboni, apelido que conehce ainda as fórmulas Asseboni, Assiboni, Assibony, Ben Saude, Esbeoni, Esibhoni, Sibeoni, Siboni Sibony.
Hassiboni é um nome derivado de de Siboni, forma aumentativa do aramaico Seba - estar satisfeito, saciado, disfrutando a plenitude ou a abundância. Saud, por seu turno, é um nome votivo árabe que significa Boa Sorte, Bom Augúrio. Precedido do índice de filiação Ben, significa Filho da Boa Sorte.
O antepassado mais remoto conhecido é Abraham Assiboni (ou Ben Saude), nascido em 1730, pai de Jehudá Assiboni (ou Ben Saude), nascido em Marrocos, Rabat, entre 1807 e 1825, que passou aos Açores e de cujo casamento com Reina Marrache ficou descendência que continuou o apelido. ou seja ben anusim ... ver genea
Post a Comment