Wednesday, May 23, 2007

SO MANY NEWS, SO LITTLE TIME!!!...

SOBRE O «CADERNO DE TODOS OS BARCOS DO TEJO»

O Casino Estoril acolhe, no dia 27 de Maio, a apresentação do livro "Caderno de Todos os Barcos do Tejo", da autoria de Vasco d'Orey Bobone, inspirado na obra do mesmo nome, de 1785, do Capitão-Tenente João de Souza. Esta obra será apresentada pelo Comandante Malhão Pereira, estando convidadas personalidades de relevo da sociedade portuguesa, incluindo os leitores do Atlântico Azul, uma vez que a cerimónia não se realizará à porta fechada, presumo eu. Com um conjunto de aguarelas, "Caderno de Todos os Barcos do Tejo" evoca vários tipos de embarcações que, na época, navegaram no Tejo. Segundo o autor, "permite-nos a avaliação dos barcos mais usuais anteriormente às conhecidas transformações sofridas na transição do Séc. XVIII para o Séc. XIX com os barcos a vapor". O livro propõe uma retrospectiva histórica, regressando à época em que o Tejo era percorrido por enorme diversidade de embarcações e modelos com diferentes funções.

Esperemos que o autor não cometa a gaffe de não se referir à reconstituição da Real Regata das Canoas do Tejo (em que se lançou a Bandeira do ATLÂNTICO AZUL), ou de se esquecer de mencionar algumas das mais importantes canoas da Moita, em especial a «CANASTRINHA», a «ANA PAULA», a «SALVARAM-ME», a «PRINCESA DO TEJO», o «CATRAIO PRIMAVERA», a canoa «GAVIÃO DOS MARES», a «NINA» e o «LUAR DO TEJO», além do «ZÉ RUI», «BONECA», «AURORA», «PONTA DA MARINHA», «RICAISA», «LILI CANEÇAS», «BONITINHA», «PAPA MILHAS», «SEMPRE CONSEGUI», «DESVAIRADA», «CATRAIA DE LISBOA», «DEOLINDA MARIA», «ESPERANÇA», «MARIANA», ETC!!!...

* * * * *

ACERCA DA HOMENAGEM AO CAPITÃO FRANCISCO MARQUES NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
«O anúncio do topónimo “Capitão Francisco Marques” e o descerramento duma placa com o registo biográfico do “velho lobo-do-mar” à entrada da sala do Museu com o seu próprio nome – Sala “Faina Maior”/Capitão Francisco Marques – poderão ser considerados os destaques duma sessão evocativa que se revestiu de grande emotividade, participação significativa pelo número de presenças registado, dupla simbologia – homenagem àquele que também foi “alma” do MMI e o último Capitão do Navio Creoula no dia em que o Velho Lugre completou o seu 70.º Aniversário. Francisco Marques já é nome para sempre gravado na memória colectiva ilhavense». Não tendo conseguido redigir um artigo sobre esta importante homenagem, opto por fazer o link para a notícia de «O Ilhavense».
* * * * *
ACERCA DA 5.ª CLUB RACE 2007

O [CLUBE NAVAL DE CASCAIS], constituído como entidade organizadora, com o apoio da Marina de Cascais anuncia a realização da 5ª Club Race 2007, destinada às classes Optimist, Laser STD, Laser Radial, Laser SB3, 420, Snipe, Finn, Dragão e Cruzeiros, que será disputada nos dias 26 de Maio de 2007, na Baía de Cascais. Programa:

  • Dia 26 de Maio - 13:00 Horas - Regatas de Vela Ligeira e Cruzeiro
  • Dia 26 de Maio - Após as Regatas - Happy-Hour no Salão do Clube
Os barcos inscritos nas Classes Cruzeiro terão direito a estadia gratuita de sábado para domingo na Marina de Cascais, sendo para isso necessário informar o Clube no acto da inscrição. Para estas Classes a apresentação do Certificado de Rating é obrigatória. Para mais informações poderá consultar o site do CNC [AQUI], onde poderá ver o Anúncio de Regata e também fazer a sua inscrição on-line, que deverá ser enviada o mais rapidamente possível.
* * * * *
ACERCA DO «LUSITANO»
O «LUSITANO», que o Atlântico Azul apadrinha desde que foi lançado, é já o vinho da Adega Ervideira mais vendido e também o mais exportado, sendo ainda um dos mais medalhados dentro da Adega. Felicitamos o nosso amigo Duarte Leal da Costa pela coragem que demonstrou ao produzir um vinho de risco elevado, com castas exclusivamente portuguesas, quer de origem, quer de denominação, que muito tem honrado o nosso País!...
* * * * *
REGARDING LISBON'S WATERFRONT EXPO
Greater Lisbon has been undergoing dramatic changes, particularly in its waterfront areas. The hosting by Lisbon of the WorldExpo in 1998 provided the possiblity for the development of Lisbon’s then decaying waterfront areas. One of the key site visits during WaterfrontExpo Lisbon will be a trip to the Parque das Nações, [HERE].

2 comments:

pereira de oliveira said...

Sailor Girl...depois de tantas emocoes e um desgosto ainda tem espirito para dar conta de tudo o que a move e move muitos, embora poucos, mas como diz Bento xvi e Bin Laden e outros que sabem o que querem...so sao precisos os... crentes...os outros veem nos jornais e dao na televisao, mas nao adiantam a orazo...se teem duvidas, ha o que se sabe desde 1984 com o dilema do prisioneiro...portanto os crentes que aparecam nestes acontecimentos todos e nestas homenagens...debaixo da bandeira da Sailor Girl...a bandeira do atalnticoazul

Paulo Andrade (ANMPN) said...

Provavelmente, aquilo que os cerca de seiscentos conferencistas de trinta países (valores verificados na Waterfront-2006 de Glasgow) vão ver na visita ao Parque das Nações, é mais um mau exemplo sobre aquilo que não se deve fazer a uma zona ribeirinha, ao tomarem contacto com a marina, hoje convertida no "maior tanque de lama da europa". Esperemos que a promessa do Sr. Ministro do Ambiente se cumpra, e que as obras de reabilitação comecem ainda este semestre. Apesar de já não ser possível colocar a marina em operação até Outubro, pelo menos que o cenário seja de uma zona em recuperação, e que o histórico de todo este processo possa servir de "case study" para os especialistas das Waterfronts que vão estar presentes. Fazer marinas apenas para vender prédios e depois votá-las ao abandono é uma "estratégia de urbanismo" que urge combater e denunciar...!