Friday, June 15, 2007

Universidade itinerante no navio-escola "Creoula" aberta a estudantes do secundário

(ADENDA: Fotografia escolhida aleatoriamente de entre dezenas que constam do CD compilado a bordo do navio-escola CREOULA por ocasião da viagem aos Açores de 26 de Julho a 9 de Agosto de 2005, que inclui fotografias de diversos instruendos, um dos quais a Sailor Girl, então chefe do grupo 3, CD esse que foi distribuído a instruendos e guarnição. Um anónimo denominado «IGAC», presumivelmente Inspecção-Geral de Assuntos Culturais, alertou-nos para o facto de se tratar de uma fotografia tirada por um dos participantes na referida viagem e que se encontra publicada na comédia trágico-marítima «Uma viagem... no Creoula, até aos "picos" dos Açores», de Teresa Mª Gamito. Sailor Girl folheou-o e lá encontrou, na página 156, a preto e branco, uma reprodução monocrómica da mesma. Fica assim explicado mais um episódio cómico-surrealista desta verdadeira saga.)
Porto, 15 Jun (Lusa) - Dez estudantes do ensino secundário deverão participar, este ano, na Universidade Itinerante do Mar (UIM), uma iniciativa conjunta das universidades do Porto e de Oviedo (Espanha) e da Marinha Portuguesa, anunciou hoje fonte da Universidade do Porto. A UIM é um projecto que vai transformar o navio-escola "Creoula" numa universidade itinerante durante o mês de Agosto.
Esta será a segunda edição do projecto, que visa "formar e sensibilizar estudantes universitários para a relação histórica, cultural, económica e científica entre a Europa e o Mar".
A edição de 2006 contou com a participação de 74 jovens universitários, sendo que este ano a iniciativa abre-se a dez estudantes do secundário. Em comunicado, a Universidade do Porto adianta que alunos dos 10º, 11º e 12º anos poderão candidatar-se a participar nesta UIM até dia 22, para assim integrar uma tripulação de "marinheiros" das duas universidades.
A iniciativa decorrerá, à semelhança do ano passado, em dois cursos diferentes. O primeiro, a decorrer na primeira quinzena de Agosto, arrancará na Escola Naval do Alfeite, em Lisboa, devendo os participantes embarcar no navio-escola no dia cinco, em Barcelona.
O segundo grupo reúne-se a 12 de Agosto, nas Astúrias, iniciando, a partir de Palma de Maiorca, uma viagem com regresso marcado para 26 de Agosto.
Os cursos, este ano subordinados ao tema "O Mediterrâneo, um Espaço de Encontro entre Culturas", incluem formação em terra e no mar, sendo que a bordo do "Creoula" os participantes "vão complementar a formação itinerante com uma vivência intensiva da lide quotidiana do veleiro". Os estudantes do secundário que se queiram candidatar a esta experiência deverão fazê-lo junto da Universidade do Porto, por telefone ou e-mail (educacao.continua@reit.up.pt). O processo de selecção dos candidatos irá ter em conta a aprovação num conjunto de vários exames médicos e todos os estudantes devem saber nadar.» Fonte: Agência LUSA, 15 de Junho de 2007

6 comments:

pereira de oliveira said...

estes estudantes e professores devaım vır passar um dıa com as embarcacoes dom Tejo!

IGAC said...

Fotografia de José Tourais, publicada no livro "Uma viagem... no Creoula..."

LisbonGirl said...

Que boa ideia e que FANTÁSTICA oportunidade para Professores e Alunos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:)

O meu Professor de Contabilidade do nono ano "sem mais nem menos" levou-nos a ver o Gil Eanes! Cativou-nos para sempre! Passámos uma tarde inesquecível! Nunca mais nos portámos mal na aula dele!:)

Klatuu o embuçado said...

Bela iniciativa!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Lisbongirl,
Que giro ter ficado com uma boa recordação do GIL EANNES. Tal como acontece com o CREOULA, ainda é possível um professor levar os seus alunos a visitar o GIL EANNES de 1955 que se encontra em Viana do Castelo, preservado como museu. Parte dos alojamentos são usados como pousada da juventude. No Blogue dos Navios e do Mar há um post sobre a condição actual deste navio-museu, com muitas fotografias.

LisbonGirl said...

Que bom, não sabia! Ainda bem! obrigada pela informação, Luís Miguel Correia!