Thursday, July 5, 2007

OBJECTIVO: QUALIFICAR PORTUGAL!!...

(Frederico Pinheiro de Melo)
1. As honras da jornada na equipa lusitana vão hoje para Frederico Pinheiro de Melo, de 19 anos, que teve uma estreia prometedora na Classe Finn, com um nono e um 31º lugar, sendo 39º da geral, e para a dupla Afonso Domingos e Bernardo Santos, que é 10ª em Star, com 31 pontos. Dificilmente poderiam ter começado melhor os campeonatos para o jovem do Clube Naval de Cascais, de 19 anos, que recentemente foi vice-campeão europeu de juniores Laser Radial, na Hungria, depois de, em 2005, já se ter sagrado vice-campeão Mundial de juniores, na mesma Classe.
2. A dupla portuguesa Henrique Anjos/Afonso Marques vai participar juntamente com Afonso Domingos e Bernardo Santos na Frota de Ouro da classe Star dos Mundiais de vela da classe olímpica, depois de o júri de apelo lhes conceder razão. Tinham sido classificados inicialmente como tendo desistido das duas regatas de hoje (dois DNF's), após uma colisão na qual rebentaram o cabo que prende o mastro, mas vão ser pontuados com a média de 14,7 pontos nas duas regatas, subindo ao 29º lugar.
Portugal vai ter assim duas formações nas últimas quatro regatas do grupo principal, pois Afonso Domingos e Bernardo Santos voltaram hoje para a 10ª posição, confirmando a presença na Frota de Ouro nas últimas quatro regatas da Classe Star.
Além de continuarem a lutar pelas melhores posições, a dupla nacional coloca Portugal na nona posição por nações, dentro dos lugares de qualificação olímpica (11 países) para os Jogos de Pequim2008, e acredita que pode subir ainda mais na classificação.
A tabela geral é liderada pelos brasileiros Robert Scheidt/Bruno Prada, com oito pontos, a fazerem o seu segundo ano em Star, seguidos dos franceses Xavier Rohart/Pascal Rambeau, com 10, e dos ingleses Ian Percy/Andrew Simpson, com 12.
3. Gustavo Lima poderá ter hipotecado hoje as hipóteses de renovação do título Mundial ISAF da Classe Laser Standard, ao fazer um 14º e um 11º lugar nas duas regatas da jornada em Cascais. Após um dia com vento forte (20 a 25 nós) e temperaturas a rondar os 30 graus, Lima segue na 28ª posição, com 54 pontos (em quatro regatas), dentro da qualificação para os jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, mas longe do líder, Simon Grotelaoeschen, com 12, um alemão que em 2003, no ano que o português conquistou o título em Cádiz, Espanha, foi 11º nos Mundiais ISAF da Madeira. "Foi mais um dia negativo, como ontem (quarta-feira), com resultados que não correspondem ao empenho e dedicação que coloquei nos últimos seis meses", afirmou Gustavo Lima, que ainda assim não baixa os braços: "Estou em Cascais, a língua que aqui se fala é o português e tudo farei para dignificar a nossa bandeira, que merece estar no topo". FORÇA, GUSTAVO!!!...

(Grande Sara Carmo!...)

Sara Carmo está a fazer a prova possível em Laser Radial, tendo hoje registado um 28º e um 19º lugar. Sara é 58ª, com 119 pontos, longe da jovem chinesa Lijia Xu, de 19 anos, que assim confirma a candidatura a um lugar no pódio olímpico de Qingdao, em 2008.

A dois dias do início das "hostilidades" na Classe 470, Álvaro Marinho foi hoje obrigado a ser assistido no hospital, devido a uma ferida infectada num pé, devido a um "raspão" sofrido durante um treino. Álvaro Marinho foi mesmo sujeito a uma injecção contra o tétano e está a tomar antibiótico, mas nem isso lhe retira a boa disposição… AS MELHORAS, ÁLVARO!!...

1 comment:

Raquel Sabino Pereira said...

FONTE: fotografias retiradas do site do Clube Naval de Cascais e da internet em geral. Texto adaptado de diversas notícias veiculadas ao longo do dia. Espero que gostem!