Monday, August 20, 2007

E UM FANTÁSTICO AGRADECIMENTO À MEMÓRIA!!!

(E MAIS UMA EXTRAORDINÁRIA FOTOGRAFIA DE EUGÉNIO, QUE TÃO BEM CAPTOU O MOMENTO MÁGICO DA CHEGADA DO «NAGUAL», ESSE QUE JÁ É CONSIDERADO O VELEIRO MAIS LINDO DO UNIVERSO, QUIÇÁ DE CASCAIS E... DO SEIXAL!!!)
«Agradecimento: como na notícia, certamente por falta de espaço, só se fala em Câmaras e o seu papel tem, ultimamente, por razões compreensíveis, sido muito, muito, muito discreto, vale a pena lembrar e agradecer aos patrocinadores da sociedade civil:
  • O "El Corte Inglés"
  • O "Millennium-BCP"
  • O "IADE"
  • A "Riberalves",
  • O Blogue "Atlântico Azul" e
  • A "Mútua dos Pescadores".

Deve ser dito que sem estes patrocínios não seria de todo, mas de todo, possível nem fazer esta regata, nem as anteriores, nem a próxima "Real Regata das Canoas" e presumivelmente nem ter o Centro Náutico Moitense com actividade. Com a lembrança fica um grande agradecimento e a esperança de contar no futuro com uma íntima colaboração com estas instituições.

Precisão: Nos últimos anos foram construídas quatro canoas. Duas na Moita, a "Gavião dos Mares" e a "Nina", a grande vencedora! Duas em Sarilhos Pequenos, no estaleiro do Mestre Jaime, a "Esperança" e, no quintal de uma casa particular, a "Galdéria" que ficou em terceiro lugar! Está em construção na Moita uma quinta que se chamará "Alegria do Tejo". Foi recuperada, este ano, uma canoa, a "Salvaram-me", outra foi reposta a navegar em melhores condições, com o nome de "Marta Filipa". E um catraio, o "Luar do Tejo", foi totalmente refeito por um jovem de dezasseis anos. Nenhuma das embarcações recebeu qualquer ajuda monetária do Centro, nem foram construídas pelo Centro Náutico Moitense. Foram concebidas e concretizadas pelos seus actuais proprietários com a ajuda técnica, colaboração e empenho de sócios do Centro e de outras Associações. Temos até uma estreita colaboração com a margem norte e não acreditamos nessa dicotomia norte-sul num estuário. Estivemos presentes, pela primeira vez, na Nauticampo em Fevereiro de 2007, com o catraio "Primavera" pela mão da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações que tem os mesmos problemas de assoreamento que existem nas duas margens. Agradecemos ao Presidente desta Associação ser sócio do Centro e ter participado na Regata e em todos os acontecimentos na Associação Náutica do Seixal. O Centro Náutico Moitense criou o ambiente para que haja recuperação do número de canoas do Tejo e para que trabalhemos como um só. Por isso, a todos agradecemos por igual, porque cada um dá de acordo com as suas possibilidades e, com todos, trabalhamos com entusiasmo. Bem-hajam por tudo e pela notícia!!!»

Publicado pela Memória em comentário ao post anterior.

No comments: