Thursday, September 27, 2007

No Dia Mundial do Mar...

(Clique na imagem para a aumentar)
Destaca-se uma iniciativa tímida do [IPTM] - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., prevista para hoje, a partir das 14h30, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Mar. Visto assim, até parece que o Mar não é Português!!!...
Informação remetida por [Luís Miguel Correia].
Também em Faro se prevêem algumas iniciativas. Vejam a notícia da Lusa em comentário a este post.

1 comment:

Raquel Sabino Pereira said...

Faro, 26 Set (Lusa) - Visitas a desfiladeiros subaquáticos, passeios interpretativos nas dunas e acções de limpeza nas praias são algumas das actividades da "Semana pelo Mar", iniciativa da Universidade do Algarve para assinalar o Dia Internacional do Mar.


A "Semana pelo Mar" arranca quinta-feira e celebra-se por ocasião do dia internacional, a 27 de Setembro, em resposta ao repto lançado anualmente pela Organização Marítima Internacional (OMI).


As comemorações iniciam-se com uma acção de recolha subaquática de lixo na Doca de Faro e estendem-se durante uma semana, até 04 de Outubro, com um vasto programa que atravessa diversas áreas.


Exibição de filmes, documentários e peças de teatro sobre a temática do mar, exposições e "workshops" sobre reutilização de lixo e construção de instrumentos musicais são algumas das propostas da Universidade do Algarve.


Para sexta-feira está prevista uma visita aos canhões submersos da Ilha da Culatra, Olhão, em colaboração com a Marinha, e para sábado um passeio interpretativo nas dunas da Praia de Faro.


O material recolhido nas acções de limpeza previstas para a Doca e Praia de Faro vai depois ser exposto naquele que será o centro nevrálgico do evento: uma tenda montada no Jardim Manuel Bívar, em Faro.


É aqui que vão decorrer também "workshops" sobre construção de instrumentos musicais a partir do lixo (sábado), pintura (segunda-feira), e reutilização de lixo, sob o tema "Brinquedos recriados" (terça-feira).


O programa encerra quinta-feira, dia 04 de Outubro, com uma exposição dos trabalhos realizados nos "workshops", a apresentação de um documentário sobre a "Semana pelo Mar" e uma tertúlia poética sobre o mar, no Café Aliança.


Para o Dia Mundial do Mar, a Câmara de Vila Real de Santo António também organizou um programa de actividades, que passa por visitas a navios da Marinha, à estação salva-vidas e farol locais, entre outros.

Fonte: LUSA.