Friday, January 25, 2008

Uma fotografia do farol do Cabo da Roca para

TI
Em quem pensava ontem quando adormeci... E ainda esta manhã ao voltar... e um poema da Ilona Bastos:
(Photo by Sailor Girl, of the Lighthouse of Cabo da Roca)
«O FAROL Ali, na beira do penhasco, na borda do abismo, é onde eu vivo. Umas vezes, ergo o olhar, encho-me de céu, cubro-me de sol, leve, caminho sem temor, sentindo o odor do mar mundando a minha alma de asas, de gaivotas, de açores. Outras vezes, pesa-me a vista, que rola pelas arribas, aterra em aguçados rochedos, onde as ondas se desfazem em estrondosas explosões de espuma, fúria demente que me atrai e me invade de pavor. Noutras vezes, ainda, hesito entre o azul do céu que me chama e o azul do mar que a meus pés se revolve. Balanço entre a coragem e o medo, a esperança e o desespero, o amor e a raiva, a paciência e a fúria… É nessas alturas que o farol se ilumina e me chama, e me mostra o seu caminho.»

7 comments:

b.c. said...

Hi Sailor girl! Thanks for visiting my chicago blog--I love your photos and I'll be back to see them again

Kate said...

Lighthouses are very nostalgic to me since I used to hear foghorns regularly as a child when we lived on Lake Michigan in Wisconsin. Great photo.

Anonymous said...

Esperas toda a tua vida para encontrar Alguém

que te compreenda e aceite como és.

No final,descobres que esse Alguém,
todo esse tempo,
eras Tu.


Bom Fim de Semana Marinheira. :)

Raquel Sabino Pereira said...

JC, já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que vens em meu socorro. És uma espécie de anjo da guarda... Em comum todas essas vezes: um farol.

Obrigada pelos conselhos que sempre me trazem de volta à realidade, que sempre me resgatam do fundo do poço.

Sempre atento, hem?...

BOM FIM-DE-SEMANA PARA TI TAMBÉM!!!

sam said...

I love this, have a thing about lighthouses. Nice pic

A Memória said...

HOW SO CONFUSED HUMANS ARE!!!!
LIGHTHOUSES ARE TRAPS!!!!
THEY JUST TELL YOU WHAT TO AVOID!!!!
AND YET WE HUMANS LOOK LIKE THE BUTTERFLY THAT WILL BURN ITS WINGS IN THE FIRE OF THE LIGTH OF THE GREAT TRAP...THE LIGHTHOUSE.
ZEUS KNEW...IF YOU TO GET RID OF THE HUMANS FIRST GET THEM MAD...THAT WHAT LIGHTHOUSES DO...TO BE AVOIDED OR YOU RUN AGROUND!!!!!

A Memória said...

do not follow lighthouses...they are there to be avoided...if you follow them blindly you run aground and drown...lit your own phare...never follow another, avoid another phare as much as you possibly can...I do know, you see, I travelled with Ulysses into Lisbon harbour