Monday, May 26, 2008

Reis da Noruega iniciam hoje visita de Estado a Portugal

O Rei Harald V e a Rainha Sónia da Noruega iniciam hoje uma visita de Estado de três dias a Portugal a convite do Presidente da República. Os monarcas noruegueses chegam ao princípio da noite de hoje à Marina de Cascais onde embarcam no Iate Real «Norge» («Noruega») que parte amanhã de manhã para Lisboa, dando-se início à visita oficial após atracagem frente à Torre de Belém. Pelo caminho, o Iate Real será escoltado por navios da Marinha Portuguesa e por barcos de recreio. Após o desembarque, os soberanos noruegueses recebem Honras Militares e depõem uma coroa de flores no Túmulo de Luís de Camões no Mosteiro dos Jerónimos, após o que se dirigem para o palácio de Belém para a assinatura do Livro de Honra, apresentação das Delegações e troca de Presentes e Condecorações. Logo depois de um encontro com o Chefe de Estado português, Cavaco Silva e Harald V fazem declarações à imprensa antes do almoço oferecido pelo Presidente da República e mulher aos soberanos noruegueses. A meio da tarde, Harald V concede uma conferência de imprensa, deslocando-se às 15h45 à Assembleia da República onde será recebido pelo Presidente da Assembleia da República e por representantes dos partidos políticos com assento parlamentar.
De seguida está prevista uma visita ao Museu Gulbenkian, pelas 16h30, onde lhes serão apresentadas cenas soltas de peças dos dramaturgos noruegueses Jesper Halle e Arne Lygre e dos portugueses José Maria Vieira Mendes e Miguel Castro Caldas, com música de Morten Halle e direcção de Franzisca Aarflot (da companhia norueguesa Det Apne Teater), no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. A interpretação estará a cargo dos actores Andreia Bento, Elsa Galvão, Sylvie Rocha, João Meireles, António Filipe, Pedro Carraca, Cecília Henriques, Sérgio Conceição, António Simão, Pablo Malter, Ricardo Batista e Paulo Pinto.
Um Banquete oferecido pelo Presidente da República e mulher no Palácio da Ajuda encerram a agenda de amanhã.
Na Quarta-feira, Harald V profere um discurso durante um seminário económico e visita depois uma grande superfície comercial em Lisboa. De seguida visita à Câmara Municipal de Lisboa onde o presidente do município, António Costa, profere um discurso de boas vindas, seguido pelo monarca, antes da cerimónia de cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Lisboa. O almoço desse dia é oferecido pelo Primeiro-Ministro aos reis da Noruega na residência oficial, no Palácio de São Bento.
A tarde dos monarcas é dedicada à cultura com uma deslocação ao Teatro Municipal S. Luiz onde participam num seminário literário seguido por um concerto de Jazz oferecido pelos Reis da Noruega no Convento do Beato. Assim, pelas 15h30, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, serão lançados três livros: "Teatro II", de Ibsen, editado pela Cotovia, e "Sou o Vento, Sono" e "O Homem da Guitarra" (Livrinhos de Teatro n.º 33), do dramaturgo norueguês Jon Fosse - de quem os Artistas Unidos encenaram várias peças - e que estará presente, cuja apresentação será feita pela rainha Sonja da Noruega.
Segue-se a leitura de alguns excertos desses textos pelos actores Maria João Luís e Pedro Lima, o actor, encenador e director artístico dos Artistas Unidos, Jorge Silva Melo, e o actor e encenador Manuel Wiborg, acompanhados ao piano por Anne Kaasa, que interpretará "Noite de Tempestade no Mar", Opus 55, nº3 da Suite Peer Gynt II, de Edvard Grieg.
Às 16:30, o tema "Ibsen e Fosse em Tradução" reunirá numa mesa-redonda Luís Miguel Cintra (actor, encenador e director do Teatro da Cornucópia), Terje Merli (encenador), Berit Gulberg (agente literária), Solveig Nordlund (encenadora que introduziu Fosse em Portugal) e Pedro Porto Fernandes (tradutor de Ibsen, Fosse, Lygre, Halle e outros), com moderação de Jorge Silva Melo.
No final, pelas 18:30, Manuel Wiborg e Pedro Lima farão uma leitura da peça "Sou o Vento", com tradução de Pedro Porto Fernandes.
O programa oficial termina com um banquete que os reis oferecem a Cavaco Silva e mulher no Iate Real «Norge», no Cais de Santa Apolónia.

Na Quinta-feira visitam o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, após o que são recebidos na Câmara Municipal da cidade onde o Presidente da autarquia, Rui Rio, e o soberano discursam. Um encontro com a imprensa e um passeio no barco «Douro Azul», com almoço a bordo, encerram a visita de Estado dos monarcas a Portugal.

Fonte: Agência LUSA. Site da Assembleia da República. Site da RTP. Fotografias da internet.

4 comments:

Small City Scenes said...

A handsome couple. MB

Raquel Sabino Pereira said...

And Great Sailors too!!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A Noruega foi um dos paises mais belos e civilizados que tive o gosto de visitar. Vou voltar em breve...

George Townboy said...

Great post ... it would be nice if someone would drop an email to the King and Queen directing them to your most exquisite blog, so they could see the welcome you have given them!!