Monday, July 21, 2008

Velejador solitário completa travessia do Pacífico e chega à Austrália

VISITEM [AQUI] A PÁGINA DE GENUÍNO MADRUGA!!! * PLEASE VISIT MADRUGA'S WEBPAGE [HERE]!!!
«Horta, 21 Jul (Lusa) - O velejador açoriano Genuíno Madruga, que está a efectuar uma viagem de circum-navegação em solitário, completou domingo a longa travessia do Oceano Pacífico, depois de ancorar em Cullen Bay, no Norte da Austrália. Segundo revelou hoje fonte da organização desta segunda volta ao mundo do pescador da ilha do Pico, Genuíno Madruga completa, assim, a longa travessia que se prolongou por mais de três meses e meio. O velejador concluiu, com a chegada à Austrália, a sétima etapa da sua volta ao mundo, que incluiu escalas na Ilha de Páscoa, na Polinésia Francesa, em Tuamotu, na Samoa Ocidental e nas Fiji, entre outros locais. Segundo revela o seu diário de bordo, no site oficial da viagem, as primeiras palavras de Genuíno à chegada à Austrália foram feitas em português, com uma mulher, residente naquela zona, mas natural do Algarve, que entretanto casou com um australiano. Genuíno Madruga aproveitou esta escala para varar a sua embarcação, baptizada de "Hemingway", para limpeza e pintura do casco, naquela que é a primeira varagem desde o início da aventura, e tudo indica, a única que o velejador terá de fazer até ao seu regresso aos Açores, previsto para Maio de 2009.
A aventura do Genuíno Madruga à volta do mundo vai, praticamente, a meio, desde que partiu do porto das Lajes do Pico, em Agosto de 2007 para esta segunda aventura de circum-navegação, intitulada "O Desafio do Cabo Horn", o ponto situado no extremo sul da América do Sul, que atravessou no início do ano, e que é conhecido pelos seus ventos e correntes fortes. Entretanto, Genuíno Madruga foi aceite na Confraria dos Capitães do Cabo Horn, como primeiro português a cruzar, em solitário, aquele cabo, de leste para oeste. O skipper efectuou a sua primeira viagem à volta do mundo em solitário entre Outubro de 2000 e Maio de 2002, na altura com partida e chegada no porto da Horta, na ilha do Faial, Açores.»

6 comments:

Anonymous said...

Já vai na 2ª Circum-navegação!É preciso ter pedalada e este não há dúvidas que tem.Obrigado por divulgares eu tenho seguido no Site dele,mas tem passado despercebido aqui nos nossos media.

d´Agolada said...

Preciosa foto, é incrible o que é capaz de facer un ser humano e cun barco. BIcos

Raquel Sabino Pereira said...

Obrigada, JC e d'Agolada!!!!!!!

Marieke said...

Tenho seguido no site do velejador as suas andanças ..até a sua rotina gastronómica
boa lembrança a tua sailor girl de o divulgares

Small City Scenes said...

Take me with you. MB

joão coelho said...

Genuíno Madruga merece este destaque no "Atlântico Azul". Depois de ter feito a volta "simples", - via Canal do Panamá - provávelmente para ganhar "endurance", atirou-se à verdadeira, pelo Cabo Horn. Cruzou assim os mares do albatroz e por onde passaram, anónimamente, tantos açoreanos, seus conterrâneos, nos navios que os levavam na corrida ao ouro da costa oeste dos EUA, no século 19.
G. Madruga fica também com direito a anel na orelha e a pôr um pé em cima da mesa de um almirante - aliás, como já passou pelo Cabo da Boa Esperança, até pode pôr os dois...
E já está confrade da Associação do Cabo Horn, cujos membros, diziam, em tempos, que as 3 coisas mais belas do mundo eram: "um cavalo a galope, uma mulher a valsar e um veleiro ao vento.."
Viva, então, o Genuíno Madruga, e o "Atlântico Azul" por se lembrar dele!

Saudações marinheiras

João Coelho