(Example of a Portuguese pirogue.
This one belongs to the Botanical Museum of the University of Coimbra, Portugal)
The two pirogues of approximately 2300 years-old each, found in 2003 at River Lima (Portugal) will finally be transferred to Lanheses Museum (Viana do Castelo, Portugal). They represent some of the most ancient nautical vestiges found in Portugal. Such type of pirogue was a kind of barge made from one only tree trunk, used by medieval pilgrims to cross the River Lima in their way to Santiago de Compostela.
As duas pirogas encontradas no Rio Lima em 2003 e ambas com cerca de 2300 anos vão ser integradas no Núcleo Museológico de Lanheses, Viana do Castelo. Aquelas pirogas, espécies de canoas talhadas num só tronco de árvore, constituem dos vestígios náuticos mais antigos encontrados em Portugal. No rio Lima, eram utilizadas para ligar as duas margens, nomeadamente no Lugar da Passagem, que integra o roteiro medieval dos caminhos trilhados pelos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.
Fonte: Agência Lusa.
12 comments:
«Arqueologia/Viana: Pirogas milenares vão enriquecer Núcleo Museológico de Lanheses
Viana do Castelo, 27 Ago (Lusa) - O Núcleo Museológico de Lanheses, Viana do Castelo, inaugurado a 01 de Agosto com um espólio essencialmente ligado à cerâmica, vai integrar no futuro duas pirogas milenares, disse hoje à Lusa o autarca local. Ezequiel Vale, presidente da Junta de Lanheses, explicou que as pirogas - achadas no rio Lima em 2003 e ambas com cerca de 2300 anos - estão neste momento entregues aos cuidados da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática (DANSA), enquanto aguardam pela sua recuperação.
Na DANSA, é possível impregnar madeiras antigas em soluções aquosas de cera solúvel, o que evita a sua deterioração. O presidente socialista da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, já disse que o tratamento das pirogas será feito num país nórdico, mas admitiu que o processo poderá não avançar a curto prazo, porque há outros achados à frente na lista de prioridades.
Aquelas pirogas, espécies de canoas talhadas num só tronco de árvore, constituem dos vestígios náuticos mais antigos encontrados em Portugal. No rio Lima, eram utilizadas para ligar as duas margens, nomeadamente no Lugar da Passagem, que integra o roteiro medieval dos caminhos trilhados pelos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.
Nesta fase inicial, o Núcleo Museológico de Lanheses integra essencialmente um espólio ligado à cerâmica, uma actividade com tradições naquela freguesia. O Núcleo Museológico funciona na antiga Escola Primária de Lanheses, que também acolhe a sede da Junta de Freguesia».
Similar to Native americans dougout canoes. Their craftsmanship is remarkable. MB
Beja-se a ebolução desde estas embarcações até ao NBB Beronique !!!!
Notábel
Que linda!
Desconhecia este museu. Na próxima viagem a Coimbra vou dar uma espreitadela.
beijocas
Sempre a aprender!... Nunca fui a esse museu em Coimbra, nem tão pouco sabia da existência dessas canoas... são lindas!
Foram encontradas no rio Lima, onde?
Wooden boats are captivating.. I like them so much!
This is an amazing craft ... hard to imagine it could be 2300 years old. Thanks for sharing it.
Tendo em atenção a pública - e bonita - paixão de "Sailor Girl" pelo "Creoulinha", faço notar que o semanário "Expresso" de 23 de Agosto último informa que, no âmbito das comemorações do Centenário da CUF, que se iniciam a 8 de Outubro próximo, irá ser apresentado um documentário sobre o lançamento à água do "Creoula".
A película foi recuperada pela Cinemateca Nacional, e a Exposição do Centenário terá lugar no Museu Industrial da Quimiparque, no Barreiro.
Saudações atlânticas
João Coelho
Today "Louis" visited a replica of the Niña sailed by Christopher Colombus. When he posts the photo, he'll send you the link.
Miss Sailor Girl, you Take My Breath Away!
Informação interessante sobre as pirogas: aqui.
Temos direitos???????!!!!!!!!
Boa sorte, eu comecei a pensar seriamente em mudar de ramo, farta deste ram ram!
Post a Comment