Thursday, October 23, 2008

About Patience * Da Paciência

(Photo from the film «Auf den anderen Seite», «The edge of Heaven», now playing on Lisbon Theatres, and which I strongly recommend. * Imagem retirada do cartaz do filme «Do outro Lado», em exibição em Lisboa e que recomendo vivamente.)
  • [PATIENCE], the state of endurance under difficult circumstances, which can mean persevering in the face of delay or provocation without becoming annoyed or upset; or exhibiting forbearance when under strain, especially when faced with longer-term difficulties. It is also used to refer to the character trait of being steadfast. Antonyms include hasty and impetuous, which affect many people a lot and we have to learn to avoid.
With this post I will try to correct my ENORMOUS LACK OF PATIENCE. Though it is neither voluntary (it bursts like a hurricane), nor exclusively my fault (deriving from the tremendous difficulties we all have to endure on a daily baisis, and also from the fact that I was born under the influence of Planet Mars, as an «Aries», described as hasty and impestuous), I am perfectly aware that I have nevertheless to become a patient person and not only «an even more patient» one. There are no excuses: we can either be patient or impatient. There is no such qualification as «a more patient person».
  • A [PACIÊNCIA] é a virtude de manter um controlo emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente em tolerar erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda ordem, a qualquer hora ou em qualquer lugar. A capacidade de persistir numa actividade ou relação difícil, agindo e interagindo de forma tranquila e acreditando que iremos conseguir o que queremos. A capacidade de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, a capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, a capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser civilizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Por que um dos problemas que afecta as nossas relações interpessoais (em Família, no trabalho, na escola, no Metro, nas filas do supermercado, do trânsito ou de entrega do IRS e do IRC e do IMI) tem sido quase sempre falta de Paciência, deixo-vos assim um contributo simbólico para tentarmos atingir um nível satisfatório de Paciência, que a mim tem faltado e presumo que a todos em geral, de uma maneira ou de outra.

8 comments:

Small City Scenes said...

Patience can be very hard. I think it is a discipline we have to learn. And it should start as wee babies...Great series--what's next? MB

jc said...

O problema é que a nossa sociedade perdeu os valores.
O que conta é o material,o supérfulo.Hoje usa-se enquanto dá geito depois deita-se fora.
Andamos todos com pressa,não sei de quê!Parece que hoje,ser paciente,educado,tolerante,civilizado,são coisas do passado.

Gata Verde said...

Calma amiga. Quando a estiveres a perder, lembra-te do Mar...

beijos

Webradio said...

Good text ! Thank You for this...

António Correia said...

Boa Noite,

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pela abertura desta rubrica.

Em segundo quero dizer que realmente o que a autora deste blog escreveu, faz todo o sentido, apesar de já ser algo que está fora de moda.

Em terceiro lugar, não ando em função de modas, mas sim de valores e principios que outrora fizeram deste Pais uma nacção respeitada e reconhecida no Mundo.

Apesar de tudo temos que ser positivos, viver com alegria, viver um dia de cada vez, tirar o melhor de cada momento, por mais simples e singelo que seja.

Assim se acorda todos os dias com vontade de viver e lutar pelo que se acredita.

Bem Haja,

António Correia

JM said...

Sailor Girl, é com muito gosto que a incluí na lista dos meus premiados com o BFF award. Agora só tem que escolher cinco bloggers para passar o prémio e dar sequência a esta brincadeira. Pode fazer o download do Golden Card do meu blogue.
Cumprimentos.
JM

Sailor Girl said...

Thank you, my Friends!!
OBRIGADA A TODOS!

JM, recolherei o prémio a.s.a.p.!!! Muito obrigada!!!

RAMOSFOREST.ENVIRONMENT said...

Grato por seu texto.
É preciso ser paciente, sempre. Por nós, por nossa saúde, pela convivência social.