Thursday, April 23, 2009

Convite: Na Canonização de D. Nuno Álvares Pereira‏

Por ocasião da cerimónia de canonização de D. Nuno Álvares Pereira (São Nuno de Santa Maria) que se realiza no Vaticano no próximo dia 26 de Abril, a Biblioteca Nacional de Portugal organizou uma fabulosa mostra biblio-iconográfica que todos poderemos ver já a partir de amanhã, da parte da tarde, no Campo Grande, n.º 83, em Lisboa. Nos restantes dias e até 13 de Maio, pode ser vista das 10h00 às 19h00 e, aos Sábados, das 10h00 às 17h00 (encerra aos Domingos e Feriados). Mais informações AQUI.
I will as soon as possible translate this information (which is available in Portuguese language HERE) regarding an exhibition of important documentation concerning D. Nuno Álvares Pereira (Saint Nuno of Saint Mary) at the National Library of Portugal.
On February 21, 2009, Pope Benedict XVI anounced the Canonization of Saint Friar Nuno de Santa Maria Álvares Pereira for his heroic virtues and the authenticity of a miracle that had already been previously confirmed as such by medical and theological Commissions. The public celebration of his Canonization will happen on April 26, 2009.
Prayer
Lord God, you called Blessed Nuno Álvares Pereira to put aside his sword and follow Christ under the Patronage of Our Lady of Mount Carmel. Through his prayers may we too deny ourselves, and devote ourselves to you with all our hearts. We ask this through Christ, Our Lord.

3 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

«Ao aproximar-se a data da canonização do beato Nuno Álvares Pereira, pelo Papa Bento XVI, em Roma, alegramo-nos por ver mais um filho da nossa terra elevado às honras dos altares. Algumas peregrinações estão a ser organizadas para marcar a nossa presença na Praça de S. Pedro, na festa da sua canonização, no dia 26 de Abril. Confiamos que outras iniciativas pastorais sejam promovidas para dar a conhecer e propor como modelo o exemplo de virtude heróica que nos deixou este nosso irmão na fé.


A pessoa e acção de Nuno Álvares Pereira são bem conhecidas do povo português. A nível civil, é lembrado em monumentos, praças e instituições; a nível religioso, é celebrado em igrejas, imagens e associações. Figura incontornável da nossa história, importa revitalizar a sua memória e dar a conhecer o seu testemunho de vida. Para além de ser um modelo de santidade, no seguimento radical de Cristo, que «não veio para ser servido mas para servir» (Mt 20, 28), apraz nos pôr em relevo alguns aspectos de particular actualidade, para todos os homens e mulheres de boa vontade:

– Nuno Álvares Pereira foi um homem de Estado, que soube colocar os superiores interesses da Nação acima das suas conveniências, pretensões ou carreira. Fez da sua vida uma missão, correndo todos os riscos para bem servir a Pátria e o povo.

– Em tempo de grave crise nacional, optou corajosamente por ser parte da solução e, numa entrega sem limites, enfrentou com esperança os enormes desafios sociais e políticos da Nação.

– Coroado de glória com as vitórias alcançadas, senhor de imensas terras, despojou se dos seus bens e optou pela radicalidade do seguimento de Cristo, como simples irmão da Ordem dos Carmelitas.
– Não se valeu dos seus títulos de nobreza, prestígio e riqueza, para viver num clima de luxos e grandezas, mas optou por servir preferencialmente os pobres e necessitados do seu tempo.


Vivemos em tempo de crise global, que tem origem num vazio de valores morais. O esbanjamento, a corrupção, a busca imparável do bem estar material, o relativismo que facilita o uso de todos os meios para alcançar os próprios benefícios, geraram um quadro de desemprego, de angústia e de pobreza que ameaçam as bases sobre as quais se organiza a sociedade. Neste contexto, o testemunho de vida de D. Nuno constituirá uma força de mudança em favor da justiça e da fraternidade, da promoção de estilos de vida mais sóbrios e solidários e de iniciativas de partilha de bens. Será também um apelo a uma cidadania exemplarmente vivida e um forte convite à dignificação da vida política como expressão do melhor humanismo ao serviço do bem comum.


Os Bispos de Portugal propõem, portanto, aos homens e mulheres de hoje o exemplo da vida de Nuno Álvares Pereira, pautada pelos valores evangélicos, orientada pelo maior bem de todos, disponível para lutar pelos superiores interesses da Pátria, solícita por servir os mais desprotegidos e pobres. Assim seremos parte activa na construção de uma sociedade mais justa e fraterna que todos desejamos.

Fátima, 6 de Março de 2009»

Retirado da Página da Ordem do Carmo, aqui: http://www.ordem-do-carmo.pt/

Sally said...

So glad you got a ship into that post - would be disappointed otherwise!
Sorry I haven't been commenting much lately - combination of life circumstances. SDP has had a 3rd birthday and you're invited to the party!
Sydney Daily Photo

Small City Scenes said...

I will wait until tranlation.

I wonder how many Saints there are that most of us don't know about.
A lot I am sure. MB