Friday, June 26, 2009

AMANHÃ - DIA DA MARINHA DO TEJO

This post concerns the great nautical event that will be held tomorrow, at the Tagus River, cellebrating the first anniversary of the TAGUS NAVY!...

Celebra-se amanhã, dia 27 de Junho de 2009, o Dia da Marinha do Tejo! Para tal vai realizar-se uma cerimónia comemorativa do 1.º Aniversário da Marinha do Tejo, organizada pelo Estado-Maior da Armada e pela Associação dos Proprietários e Arrais das Embarcações Típicas do Tejo, com a participação da Associação Naval Sarilhense e do Centro Náutico Moitense.
As embarcações típicas sairão dos respectivos cais pelas 07h00 para estarem todas em frente à Doca da Marinha (a seguir à Praça do Comércio, mesmo em frente ao Ministério das Finanças) a partir das 09h30. Pelas 10h30 largam para o Alfeite, onde chegarão pelo meio-dia, para o início da Cerimónia de assinatura do Livro de Honra da Marinha do Tejo, seguida de almoço e de uma visita a uma fragata/ corveta ou a um submarino (presumo que seja o «Barracuda»). É uma boa oportunidade para virem assistir, no Rio ou a partir das margens do Tejo (da Praça do Comércio, do Cais-do-Sodré ou de Cacilhas) a mais um ESPECTÁCULO NÁUTICO feito de Cores, de Amizade e Alegria!...

2 comments:

Dina said...

Happy sailing!

pereira de oliveira said...

A bandeira que sinaliza as canoas e catraios da Marinha do Tejo, é a bandeira “Atlântico Azul – Portugueses somos do ocidente”. A bandeira foi concebida e registada pelo Comodoro do Centro Náutico Moitense, a Senhora Doutora Raquel Sabino Pereira e representa a grande Descoberta dos Portugueses. Quem a fez, foram no dizer de Camões: “Portugueses somos do Ocidente; imos buscando terras do Oriente”. Nesta busca fizeram descobrimentos e a Descoberta. A Descoberta que será lembrada mesmo quando já não existir esta nossa civilização e se souber, tanto dela, como, hoje, sabemos da Egípcia.
Mesmo nessa altura, Portugal e os Portugueses serão lembrados e ensinados aos Meninos na Escola por terem descoberto que os Oceanos da Terra estão ligados entre si e são, de facto, um único Oceano e que é possível unir toda a Humanidade pelas estradas do Mar que entretanto os Portugueses, também, inventaram e abriram.
A Descoberta do Oceano, união de todos os Oceanos, do Oceano azul da cor do céu, o Oceano dos Portugueses, é representado no azul do fundo desta bandeira. Esta é a marca, a assinatura, dos Portugueses, para sempre. Está coberta pela unidade da esfera armilar, porque, depois da Descoberta, toda a Humanidade ficou a saber, que estava ligada pelas estradas do Mar que os Portugueses foram os primeiros a sulcar. E o todo é encimado pelos castelos e pelas quinas, que são os sinais da Pátria, da Nação dos Portugueses.