Friday, August 7, 2009

CONVITE - 15 de Agosto de 2009

(Photo by Sailor Girl of my dear Friend Neuza, who will be participating in the Race of this Blog. Thank God I am not member of the Jury! LOL!!!)
CONVITE
A Marinha do Tejo realiza a tradicional Regata «Atlântico Azul» no próximo Sábado, dia 15 de Agosto de 2009, com largada do Cais dos Vapores no Montijo (prevista para as 09h00) e chegada estimada ao Parque das Nações a partir das 11h30, momento em que se iniciará a Festa de reabertura da respectiva Marina. Trata-se de uma Regata dedicada pela Marinha do Tejo a este Blogue, cuja editora é também a autora da Bandeira «Atlântico Azul», formalmente adoptada pela Marinha do Tejo, nos termos do Despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar n.º 6010/2009, de 12 de Fevereiro, que aprova o Regulamento de Conformação das Embarcações Típicas do Tejo. Renovamos assim o CONVITE para se inscreverem COM URGÊNCIA, como participantes ou observadores, enviando um mail para info@apaett.eu (dando conhecimento a: sabino_pereira@hotmail.com), com indicação do(s) nome(s) do(s) participante(s) ou observador(es) e telemóvel de contacto, bem como da intenção, ou não, de participarem a bordo de uma embarcação tradicional do Tejo (Faluas, Canoas e Catraios) logo a partir das 09h00.
Se desejarem acompanhar a Regata em embarcação própria (como observadores), devem referi-lo na mensagem, com pedido de disponibilização de lugar de atracação na Marina do Parque das Nações (gratuita nesse dia, mas sujeita a confirmação de disponibilidade). ESTEJAM NOS LOCAIS LOCAIS E ÀS HORAS ESTIMADAS PARA PARTICIPAREM NO ESPECTÁCULO DA REGATA.
(Photo by António Homem Cardoso)
PROGRAMA
  • Catraios:
  • 09:00 Largada do Cais dos Vapores (Montijo)
  • 10:00 Mar da Palha entre o Montijo e Sta Apolónia;
  • 11:00 Parque das Nações (Porta do Tejo - Linha de Chegada);
  • 11:30 Entrada na Marina do Parque das Nações.
  • Faluas e Canoas:
  • 09:00 Largada do Cais dos Vapores (Montijo)
  • 09:30 Mar da Palha entre o Montijo e Sta Apolónia;
  • 10:30 Alcântara / Pilar Norte da Ponte;
  • 11:00 Praça do Comércio;
  • 12:00 Parque das Nações (Porta do Tejo - Linha de Chegada);
  • 12:30 Entrada na Marina do Parque das Nações.
  • 13:00 GRANDE ALMOÇO E SURPRESAS!!!
  • 15:00 Passeio com Faluas, Canoas e Catraios em frente à Zona Ribeirinha do Parque das Nações.
ATENÇÃO: A linha de Chegada estará situada a montante da Marina do Parque das Nações, no alinhamento da Bóia CR8 e de um mastro com a Bandeira do Atlântico Azul, no Cais da Porta do Tejo no Parque das Nações. Os Catraios vão, se o desejarem, directos do Montijo ao Parque das Nações. As Faluas e as Canoas no seu trajecto deverão contornar o pilar Norte da Ponte 25 de Abril, deixando-o por Estibordo.

(Photo by António Homem Cardoso)

Acerca da Bandeira do «Atlântico Azul»:

«A bandeira que sinaliza as canoas e catraios da Marinha do Tejo em regata é a bandeira “Atlântico Azul – Portugueses somos do ocidente”. Foi concebida e registada por Raquel Sabino Pereira, Comodoro do Centro Náutico Moitense, e representa a grande Descoberta dos Portugueses. Quem a fez, foram no dizer de Camões: “Portugueses, do Ocidente; imos buscando terras do Oriente”. Nesta busca fizeram descobrimentos e a Descoberta. A Descoberta que será lembrada mesmo quando já não existir esta nossa civilização e se souber, tanto dela, como, hoje, sabemos da Egípcia. Mesmo nessa altura, Portugal e os Portugueses serão lembrados e ensinados aos Meninos na Escola por terem descoberto que os Oceanos da Terra estão ligados entre si e são, de facto, um único Oceano e que é possível unir toda a Humanidade pelas estradas do Mar que entretanto os Portugueses, também, inventaram e abriram. A Descoberta do Oceano, união de todos os Oceanos, do Oceano azul da cor do céu, o Oceano dos Portugueses, é representado no azul do fundo desta bandeira. Esta é a marca, a assinatura, dos Portugueses, para sempre. Está coberta pela unidade da esfera armilar, porque, depois da Descoberta, toda a Humanidade ficou a saber, que estava ligada pelas estradas do Mar que os Portugueses foram os primeiros a sulcar. E o todo é encimado pelos castelos e pelas quinas, que são os sinais da Nação dos Portugueses.»

5 comments:

Dina said...

Go, Nueza!
You girls have all the fun.

Gelado Diesel said...

Neuza?!!!
Temos Sereia?!!!
Bem bonita!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leif Hagen said...

Good luck, Nueza! I just hope she doesn't fall in the water if she's anything like "Sailor Girl" - ha!

Raquel Sabino Pereira said...

Thank you Dina and João Manuel.

LEIF: you sure need to see a doctor regarding your permanent dislexy... It's not NUEZA... IT'S NEUZA!!!!!

LOOOOOOLLLLL!!!!!

almagrande said...

Sailor Girl, que corra tudo pelo melhor.
Um abraço
Marco