Vinho da Madeira embarcado na SAGRES para recriar epopeia do "Vinho da Roda"
Funchal, 22 Jan (Lusa) - Uma pipa com 55 litros de Vinho Madeira embarcou hoje na "Sagres" para fazer a terceira viagem circum-navegação do navio-escola português e recriar a epopeia do denominado "Vinho da Roda". A "Sagres" fundeou hoje logo pela manhã ao largo da baía do Funchal, numa breve paragem na primeira etapa da viagem que vai durar 11 meses para receber o tonel que foi transportado numa canoa tradicional da Madeira.
O comandante do navio, Proença Mendes, salientou que "a Marinha disponibilizou o navio para uma missão de representação do Estado em várias paragens", estando planeada a sua presença na regata de velas da Sudamérica, comemorativa dos 200 anos das independências da Argentina e do Chile, na Expo Shangai 2010, nas comemorações dos 150 anos do Tratado da Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão e nas comemorações dos 500 anos da expansão portuguesa no extremo oriente.
De acordo com o responsável, a "Sagres" costuma receber uma média de 15 mil visitantes dia nos portos de paragem, sendo o do Funchal aquele que mais frequenta. O navio-escola faz "também diplomacia cultural do pais" e nas recepções a bordo divulga os produtos genuinamente portugueses, pelo que nesta viagem leva "o bom bacalhau português (cerca de 2.200 quilos), Vinho da Madeira e vários vinhos de mesa que serão servidos para fazer ainda uma melhor representação do país".
Sobre a pipa de Vinho Madeira embarcada, sublinhou tratar-se de um "casco de 50 litros que, infelizmente tem de voltar", recordando que "há 500 anos que se sabe que os vinhos licorosos, quando regressavam a bordo vinham mais ricos e saborosos". "Vamos fazer esta experiência: levamos um casco devidamente selado, vai e volta, que será comparado depois com os que cá ficam, a ver se vale a pena continuar com este vinho "torna viagem", argumentou.
A "Sagres" leva também garrafas de Vinho Madeira oferecidas pelo IVBAM para ser utilizado em provas nos diferentes portos por onde passar.
Proença Mendes referiu também que esta terceira viagem de circum-navegação "é patrocinada por apoios externos, tendo o Instituto do Vinho da Madeira visto uma oportunidade de se juntar a esta missão, porque ao promovermos produtos genuinamente português estamos a cumprir nossa missão de diplomacia económica". Por seu turno, a presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço, explicou que os comerciantes aperceberam-se que a dupla passagem do Vinho Madeira pelos trópicos, o calor e a ondulação "conferiam-lhe propriedades muito boas, envelhecia-o prematuramente, e este vinho era muito valorizado". "O Vinho da Roda chegou a valer o dobro daquele que não fazia este circuito", referiu, afirmando que esta foi uma iniciativa é uma forma de "recriar a epopeia".
Disse que tem também um carácter promocional e experimental do Vinho Madeira, "porque o lote que embarca na "Sagres" será depois comparado com um igual que fica nas caves do Instituto, em termos organolépticos e químicos".
Mencionou que a pipa contém vinho da casta Malvasia, "escolhida porque foi aquela que deu a fama e nome ao Vinho Madeira no mundo e pelo seu simbolismo, visto que foi D.Henrique, figura de proa do navio, que ordenou a sua introdução e plantação na ilha". Paula Cabaço garantiu que o vinho desta pipa "não será comercializado e será engarrafado no regresso, ficando no Instituto para ser oferecido em ocasiões simbólicas". Admitiu que "se calhar ainda vamos ter novidades com o vinho Madeira e Sagres este ano".
Depois de receber o casco com Vinho Madeira, a "Sagres" deixou a baía do Funchal rumo ao Brasil.»
Fonte: Agência LUSA
8 comments:
A Sagres é um luxo de bebidas espirituosas. Segundo o blogue Ponto de Encontro
, também leva um pipo de Moscatel de Setúbal, chamado de "Torna Viagem" pelos mesmo motivos.
If I looked up every single word in a Portuguese dictionary, I wonder how long it would take me to read your posting?
Show us some photos, dear Sailor Girl!
: - )
Hello Sailor Girl!
Como antigo marinheiro,de bom grado aceitaria um lugar a bordo da Sagres, retornando ao mar e às viagens - e às boas recordções a elas associadas: Receber os convidados no convés engalanado,com uma pipa de vinho à disposição, só mesmo a bordo dum navio português ... e sempre com aplauso garantido!
Um abraço.
Vitor chuva
Olá Sailor...Girl!
É um prazer registar o renovar dessas tradições, tal como é um prazer ver a Sagres a navegar em torno do mundo. A obtenção de patrocínios por parte da Armada viabilizou este projecto ambicioso e, a meu ver, só isso já foi um passo bastante importante, pois significa o vencer de alguns preconceitos que tornavam impossível admitir uma solução como esta.
Beijo,
Alexandre
PS - Só acho é que deviam levar um Grand Marabout a bordo. Numa viagem assim longa, nunca se sabe o que pode acontecer e, lá está, um G.M. desempenha um papel fundamental, como visionário...
Bonjour, Sailor Girl!
Helo!!! Está alguem aqui?!!!!!
Não me digas que vais esperar que a Sagres volte, para falares da superior qualidade da Vinho da Roda.
Parece-me que foste atacada violentamente por preguicite aguda.
Agora nem música temos aqui!!!!!
Um novo post... PLEASE. :) :) :)
Sailor Girl - please let «Louis» know when you return!
Ok, Louis!!!!
Post a Comment