Friday, January 7, 2011

DIREITOS HUMANOS VETADOS EM DIA DE REIS


(Pormenor da Canoa «SALVARAM-ME», do Luís "Rock" da Moita)

Ainda em estado de choque com a notícia de ontem do veto do Presidente da República, em Dia de Reis, publicado AQUI, do projecto de lei que cria o regime simplificado do registo da mudança de nome e de sexo no registo civil, um Amigo fez-me o favor de enviar a seguinte tradução:

«Caríssimo Senhor
Presidente da Assembleia da República,

Não sou capaz de promulgar a presente lei, que os meus assessores fizeram o favor de ler por mim.

É que, sabe, numa sociedade que não prima pelo nível cultural como a nossa, tenho medo que nem toda a gente compreenda o presente problema e que isso me cause alguma perturbação por poder ser mal recebido junto de alguns sectores da sociedade, nos quais eu tenho o voto garantido.

Para ser sincero, as minhas preocupações eleitoralistas sempre se sobrepuseram - e de sobremaneira - a qualquer tipo de preocupação social, ética ou moral. Para ser inteiramente honesto, tenho de lhe dizer que é menos preocupante para mim fazer esta figura triste de arranjar desculpas deslavadas do que exercer o meu cargo de forma honesta e consciente e, com isso, poder fazer perigar a minha reeleição.

Não é que me esteja nas tintas para os desgraçados que são prejudicados com esta decisão mas, coitados, o momento não é mesmo nada oportuno!!! É que eu não tenho tantos ordenados e tachos como dizem e, sabe como é, com a crise que por aí anda não posso por em risco o meu ordenado de Presidente da República.

Aproveito para lhe desejar um Feliz Dia de Reis.»

2 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Está genial esta cartinha presidencial...

Que pena nunca mais se sair desta tacanhez intelectual...

Décio Ferreira said...

Está GENIAL sob todos os pontos de vista.
Foi certamente escrita por um "Mourinho" da psicologia.