Wednesday, October 10, 2007

Eles que passem lá na Moita que a gente explica-lhes o que é o Mar!...

(Luís "Rock" da Moita e a sua canoa «Salvaram-me»)
Bruxelas apresenta hoje proposta de política marítima europeia comum - A Comissão Europeia apresenta hoje, em Bruxelas, uma proposta de política marítima comum dos 27 que visa relacionar e integrar todas as temáticas que se prendem com os oceanos e mares da Europa. Considera que a existência de uma política marítima europeia integrada tornará a Europa capaz de enfrentar os desafios da globalização, das alterações climáticas, da degradação ambiental, da segurança energética e da sustentabilidade. A proposta será debatida em Lisboa, na reunião informal dos ministros dos 27 que tutelam os Assuntos do Mar, a 22 de Outubro de 2007 (FAVOR AGENDAR). Dos transportes ao aproveitamento da energia das ondas, passando pela pesca sustentada e o turismo, a proposta de Bruxelas quer enquadrar legalmente todas as actividades que passam pelo mar. A Europa tem 70.000 quilómetros de costa, sendo banhada por dois oceanos (Atlântico e Árctico) e quatro mares (Báltico, Mediterrâneo, Mar do Norte e Negro). Estimativas da União Europeia apontam para que as regiões marítimas representam 40 por cento do produto interno bruto (riqueza global) e da população dos 27. A adopção pelos 27 de uma política marítima europeia é uma das grandes apostas da presidência portuguesa da UE, que termina a 31 de Dezembro, e uma questão particularmente importante para um Estado com uma grande orla costeira, como Portugal.

4 comments:

Academia de Vela said...

No final do dia 5 de Outubro tivemos o prazer que fazer uma navegação pelos baixos nas primeiras horas da enchente.

Sobre os ensinamentos do grande mestre João Gregório, pela noite, lá fomos tacteando as àguas das valas até à ponte do rosário.

Mais que conhecer o mar é preciso senti-lo, falar com ele... e há coisas que só quem com ele nasce é que sabe como é...

Anonymous said...

Realmente estao de parabens... e mesmo so para quem sabe... dai os meus parabens!! lol

Mike555 said...

Não sei como te contactar Sailor girl. Participei com o meu Picato no passeio das Berlengas mas não recebi a Bandeira :(
Onde posso obter uma?

Raquel Sabino Pereira said...

Podes contactar-me para raquels@atlanticoazul.net
Costumo demorar a responder, pois nem sempre tenho acesso a essa conta.

As bandeiras costumam estar no Centro Náutico Moitense, quando as há... pois têm tido muito sucesso! Mas vamos encomendar mais e se nos deres o teu endereço remetemos-te, a menos que passes pela Moita!