Wednesday, October 10, 2007

Francisco Lobato mantém liderança!!...

Pelo segundo dia consecutivo Francisco Lobato lidera a Transat 6.50 (Travessia do Oceano Atlântico em Solitário), cuja largada para a segunda perna foi dada no passado dia 6, na Marina do Funchal. Rumo a S. Salvador da Baía muitas milhas estão ainda pela frente destes velejadores mas Francisco dá provas de estar ao mais alto nível. Depois de alcançar anteontem a posição cimeira pela primeira vez , quando comemorou 23 anos de idade, Lobato voltou a passar na contagem de ontem, terça-feira, como líder da Classe Série. As opções tomadas por Francisco, para além de o terem levado à liderança concederam-lhe também alguma tranquilidade face aos outros concorrentes, tendo aumentado consideravelmente a distância – 41,48 milhas na última contagem - que o separa do francês Hervé Piveteau. O terceiro lugar pertence agora a Stéphane le Diraison. De notar também que o velejador do barco BPI Pogo está apenas a 18,58 milhas de Adrien Hardy, que encabeça a classificação geral e é o líder da classe Proto.
Com a ajuda dos ventos alísios, Lobato tem conseguindo manter uma excelente velocidade estando a navegar a 14 nós na segunda contagem de hoje.
As perspectivas para o português são as melhores e, depois de ter passado as ilhas La Gomera e El Hierro, Santa Cruz de Tenerife, a frota dirige-se para Cabo Verde por onde deverá passar a partir de quinta-feira. Neste arquipélago haverá um ponto de marcação na Ilha de Maio que terá por objectivo reagrupar a frota. Fonte: [Infordesporto]

14 comments:

Anonymous said...

Continuamos a ser massacrados nas nossas tv`s e jornais com informação sobre a evolução desta regata!!!Por favor...nós estamos fartos de vêr Portugueses a liderar regatas desta envergadura!!!Queremos é ouvir noticias sobre a corrupção no nosso futebol,apitos dourados,presidentes de SAD´s coitados que se demitem porque estão fartos de meter dinheiro deles nos clubes,discutir arbitragens,enfim tanta coisa super interessante e os nossos "media" só nos dão Vela,Vela,Vela!!!!Já chega por favor...JC.

Raquel Sabino Pereira said...

Concordo!!!Já estamos enjoados com tanta VELA!!!... Como se tivessemos o Mar mesmo à nossa porta! Haja paciência!!!

João Manuel Rodrigues said...

Até eu que fui o Juri de exame de P.A.M. do Francisco, já estou farto, será que o rapaz ainda tem a desgraça de nos dar uma alegria e ganhar a Transat?
Ainda teremos a sorte de um directo de 30 segundos sobre o acontecimento, isto se entretanto na altura não estiver a ser entrevistado um qualquer frequentador assiduo de discotecas, que por acaso tenha sido presidente de Camara, de clube de futebol, e eventualmente 1º qualquer coisa no governo.

João

Raquel Sabino Pereira said...

LOOOL JOÃO!!!
LOOOOL MESMO!!!

Anonymous said...

Carissímos,
Até ao final do dia de amanhã, darei entrada na edição de informação da SIC e da SIC Notícias, um pedido para que o canal proceda a um acompanhamento diário do nosso velejador.

Tentarei fazer o mesmo com os restantes canais.

Até lá, sugiro que façam uso dos endereços de e-mail e outros contactos dos respectivos meios de comunicação, alertando para este descalabro informativo em que vivemos.

Bluegrowth said...

« Exmo. Sr. Drº Alcides Vieira,

Há vários dias que quer televisões, quer imprensa ignoram o feito do português, Francisco Lobato, que vai na liderança do Transat 6.50 com 12 milhas de distância do segundo classificado, não fosse esta uma das provas mais importantes da vela oceânica internacional. Se ficar classificado para a prova foi já um feito notável, posicionar-se no topo da mesma é não só memorável como de importância a nível mundial.

Talvez por ser de importância tão mundial que só em canais televisivos estrangeiros é que lá vamos acompanhando os feitos do nosso compatriota. Valha-nos a internet e as informações disponibilizadas nos portais da organização do evento. Por cá, e basta ver a síntese no site da SIC Notícias, as tricas da bola, dos árbitros, do pequeno e do grande corrupto, dos treinadores que mal sabem falar, dos jogadores que nem ouvi-los, etc. É o Portugal “dos pequenos“ no seu melhor, preterindo o tempo de antena dos que se destacam por um qualquer jogo de solteiros e casados, ou pela pequenez quezilenta e mafiosa do mundo futebolístico português.
Ainda que o nosso velejador não tenha direito uma bandeira em cada janela dos portugueses - bastando-lhe apenas a bandeira nacional que trás no seu barco - que tenha, pelo menos, cinco minutos do jornal da noite. Algures no meio do atlântico, sozinho, a dormir de por pequenos períodos de 15 minutos, suportando ventos de 40 nós, vagas de 4 metros, gostará de saber que o seu país sabe do seu feito. Esse é o papel do órgão de comunicação social que dirige! Se não disserem, ninguém irá saber, se não souberem… ninguém irá consumir, pois parece que é sobre a estratégia do consumo que funciona a comunicação social portuguesa.

Se não tiverem dinheiro para comprar as notícias da Lusa, consultem as seguintes fontes para se manterem informados:
http://www.franciscolobato.com/online/index.html
http://www.transat650.org/pt/

Apesar de ”pequenos” e de sermos só nove milhões, ainda assim, o portal da organização tem o cuidado de disponibilizar informação na língua de Camões.

Agora não há desculpas, mãos à obra, que há um português a precisar do apoio de todos nós.

Com os meus melhores cumprimentos,

Hugo Metelo Diogo»

Raquel Sabino Pereira said...

EXCELENTE, VELAS, EXCELENTE!! VAMOS INUNDAR AS REDACÇÕES!!!

Bluegrowth said...

Raios me partam se amanhã não es~tá meio mundo a falar disto!

Raquel Sabino Pereira said...

Tenho estado a divulgar noutros blogues... Deus queira que nos ajudem em peso! Isto é um escândalo nacional!!...

Hoje, quando chegar a Cascais, vou deixar uma carta em casa de um dos grandes apoiantes do Francisco. E mais não digo.

Joao Quaresma said...

Porcaria de barcos à vela! Que coisa terceiro-mundista! Será que ninguém os proíbe?!

Bluegrowth said...

Não há por aí ninguém para puxar fogo sobre o JR cá do sitio???

Raquel Sabino Pereira said...

Ó VELAS!! IT'S A JOKE!!!!
(lê os comentários desde o início, estamos a caricaturar a cena, tazaver?)

Joao Quaresma said...

LOL! Fui convincente.

Yeeeeeeehaaaaaaaa!

Anonymous said...

Souci pour le leader en série

La nouvelle est tombée au pointage de ce matin : le Portugais Francisco Lobato, beau leader au classement Série et un temps 4e au classement général, a vu sa vitesse tombée de 10 à 3 nœuds. Un temps à la dérive et sans vitesse, Francisco a ensuite repris sa route à petite vitesse vers le Cap-Vert. Et s’il est 4e encore ce soir, il va descendre progressivement dans le classement au fil des heures et des pointages. Une vitesse de déplacement qui n’est pas sans rappeler celle d’Andrea Caracci (Sppedy Bonsai) qui, lui, a démâté juste en dessous de la première barre de flèche. Andrea va bien et a fabriqué un gréement de fortune avec son morceau de mât restant, son tourmentin et sa voile de cap. Il fait également route vers le Cap-Vert à… 3 noeuds. Pour Francisco, la direction de course a dépêché un bateau accompagnateur à sa rencontre pour en savoir plus. L’Esprit d’Equipe devrait arriver sur zone dans la soirée. Côté Série, Stéphane Le Diraison (Cultisol – Institut Curie) a pris le commandement de la course suivi d’Hervé Piveteau (Jules – Imprimerie Cartoffset) calé à 5 petits milles derrière et de Vincent Barnaud (Stgs.fr). À noter que ces deux derniers sont légèrement plus proches de la route directe. À suivre…
(source PG/GPO)

lf»go

2007 10 11