Wednesday, October 10, 2007

Terminal de cruzeiros de Lisboa pode ter parceria com privados

(Fotografia "Mas presos em terra já nós estamos", de Sailor Girl)
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, referiu ontem que a concepção e construção do terminal de cruzeiros em Santa Apolónia (Lisboa) poderá fazer-se em parceria com privados. Em declarações à imprensa à margem da cerimónia de apresentação do novo scanner de contentores do Porto de Lisboa (para a qual Sailor Girl uma vez mais não foi convidada), Ana Paula Vitorino garantiu que não conhece nenhum projecto para o novo terminal de cruzeiros, apenas há "esquissos" (esboços) para o terminal a implantar em Santa Apolónia (Lisboa). Ana Paula Vitorino afirmou que há intenção de construir um novo terminal em Santa Apolónia, que "possa receber com dignidade" os turistas que visitam Lisboa em cruzeiros, negando ter conhecimento de qualquer projecto que previsse um muro de 600 metros com seis metros de altura. "Nunca apareceu nenhuma parede, nem de 60 metros, nem de 600 metros", afirmou. (continua em comentário a este post).
Fonte: Agência LUSA

3 comments:

Jose Angelo Gomes said...

Sou visceralmente contra o terminal em Santa Apolónia. Julgo até que se devia fazer um debate entre nós, bastante aprofundado, e se calhar uma petição à`Camara , APL e Assemleia da Republica ( Lembram-se da Assembleia Nacional???).

Raquel Sabino Pereira said...

Continuação:

«A 26 de Setembro, a Câmara de Lisboa aprovou uma moção contra a construção de um terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, manifestando "profundo desagrado e indignação pelo facto de estar a ser feito um projecto desta envergadura e impacto sem que o município tenha sido ouvido", e exigindo ao governo que "a Câmara Municipal de Lisboa seja parte da discussão e aprovação de qualquer projecto" para a frente ribeirinha. No dia 2 de Outubro, o presidente da Câmara da capital, António Costa, garantiu que a construção de um terminal de cruzeiros com um muro de seis metros de altura e 600 metros de comprimento é um projecto "morto e enterrado", acrescentando que o projecto apresentado pela administração do Porto de Lisboa (APL) para o terminal "não tem qualidade arquitectónica". A Secretária de Estado Ana Paula Vitorino garantiu que entre o governo, a APL e a câmara de Lisboa "existe um perfeito entendimento" nesta matéria, indicando que o projecto resultará do trabalho de uma equipa constituída por técnicos indicados pela Câmara, pela APL e pelo ministério dos Transportes, observando que essas pessoas estão a ser indicadas. Ana Paula Vitorino garantiu que existe um "compromisso firme" de construir um novo terminal de cruzeiros que promova o turismo, respeite as normas urbanísticas e promova a eficiência portuária.»

Jose Angelo Gomes said...

Misturam tudo, estes fulanos; Alhos e bugalhos. O que é facto, é que na maioria dos casos, são fracotes os técnicos, as chefias, os ministérios e por aí abaixo.
Eu não vou deixar que façam aí o terminal e nos deixem em Alcantara o CAOS, com comboios toda a noite, camionetas, contentores, tudo encravado. Estes portuarios são loucos!