Friday, November 16, 2007

Peniche celebra Dia Nacional do Mar!!!

O Dia Nacional do Mar foi institucionalizado em Portugal no ano de 1998, dado ter sido neste dia que a Convenção das Nações Unidas sobre o direito do MAR (CNUDM) estabeleceu, em 1994, um novo quadro jurídico para o direito do Mar. Como consequência do referido Tratado, Portugal passou a assumir responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao Território Nacional.
As comemorações do Dia Nacional do Mar no concelho de Peniche centrar-se-ão em espaços da Fortaleza de Peniche, iniciando-se, às 21:00, na Sala do Governador, com a inauguração da exposição intitulada “Instrumentos Auxiliares de Navegação de Pesca”, de Estêvão Alexandre Henrique. Esta mostra permitirá a todos apreciar as diversas peças coleccionadas por este técnico de electrónica naval, que possui uma enorme paixão por bússolas. De seguida, na Capela de Santa Bárbara, ocorrerá o lançamento da serigrafia “Ó Mar Salgado”, com a presença do autor, António Carmo.
O Dia Nacional do Mar inclui ainda um colóquio sobre a “Política Marítima Europeia e a Estratégia Nacional para o Mar”, com a participação do responsável pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Eng.º Miguel Sequeira. Esta iniciativa, permitirá perceber um pouco mais sobre os objectivos europeus para as mais diferentes temáticas relacionadas com o Mar, qual a posição de Portugal face a este conjunto de intenções Europeias e avaliar as oportunidades que irão surgir para o concelho de Peniche dentro deste novo contexto.
As comemorações do Dia Nacional do Mar fazem parte do programa do Mês do Mar, que o Município de Peniche está a dinamizar durante todo o Mês de Novembro.
Fonte: CMP, in [Jornal de Peniche]

No comments: