Friday, December 14, 2007

Associado aos 500 anos da cidade do Funchal: Dia da Marinha na RAM

Está confirmado!!!
Em 2008 o Dia da Marinha será comemorado na Madeira, em mais uma festa associada aos “500 Anos da Cidade do Funchal”. A confirmação que faltava, quando o Jornal da Madeira abordou a questão em primeira mão no início de Outubro, chegou agora e já durante o próximo mês de Janeiro virá à Madeira uma delegação do Estado Maior da Armada para dar início aos preparativos que permitam que os navios da Marinha Portuguesa se desloquem para o Funchal na segunda quinzena de Maio.
O Dia da Marinha, que se assinalou este ano nos Açores, comemora-se a 20 de Maio e levará até à Madeira a maior parte dos vasos de guerra portugueses, incluindo fragatas, corvetas e até submarinos, helicópteros e navios anfíbios.
Ontem, uma fonte do Comando Naval em Lisboa também confirmou ao Jornal da Madeira que é dada como certa a presença da SAGRES ou do [CREOULA], estando apenas por definir qual destes históricos navios acompanhará os restantes da Armada na deslocação ao Funchal, que vai receber, depois de Ponta Delgada, nos Açores, a fina-flor da Marinha de Guerra Portuguesa durante cerca de uma semana. As comemorações do Dia da Marinha aconteceram já uma vez na Madeira, no início dos anos 80, com a deslocação, na altura, de mais de duas dezenas de meios da Armada lusitana para a baía do Funchal. Na altura, o General Ramalho Eanes, Presidente da República, era o Comandante Supremo das Forças Armadas e nesse ano as comemorações do Dia de Portugal foram centradas também na Madeira. O Estado Maior da Armada aceitou o convite endereçado pelo Governo Regional e pela autarquia funchalense e agora prepara tudo ao pormenor para deslocar para a Região os meios que certamente farão as delícias de todos quantos admiram os meios navais, numa altura em que a Marinha está em franca reestruturação, com a construção dos “patrulhões” que provavelmente virão servir a Zona Economica Exclusiva da Madeira dentro de alguns anos. Por [Cristina Costa e Silva] in [Jornal da Madeira / Região]