Deputado galego confiante que governo aceite transmissão televisões portuguesas na Galiza
Madrid, 10 Dez (Lusa) - O deputado do Bloco Nacional Galego (BNG) Francisco Rodriguez manifestou-se hoje confiante de abertura do governo espanhol para que a Galiza possa passar a receber as televisões portuguesas em formato digital. Em declarações à Lusa, Rodriguez explicou que vai fundamentar esse pedido directamente ao primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, na sessão de controlo ao governo no Congresso dos Deputados, em Madrid, na quarta-feira. "Espero que pelo menos seja uma resposta construtiva que não feche a porta a uma possibilidade desse tipo", disse. "Acredito que vai manter uma posição aberta e estudar o tema", sublinhou. Rodriguez disse que prevê recordar que transmissões de televisões portuguesas na Galiza decorrem do "estipulado na Carta Europeia das Línguas Minoritárias", defendendo por isso o apoio "técnico" necessário de Madrid e a assinatura de um protocolo específico sobre o tema com Portugal. "Isto interessa especialmente aos galegos mas pode interessar também a Portugal", disse. (Continua em comentário a este post). Fonte: Agência LUSA.
2 comments:
Notícia completa:
«Deputado galego confiante que governo aceite transmissão televisões portuguesas na Galiza
Madrid, 10 Dez (Lusa) - O deputado do Bloco Nacional Galego (BNG) Francisco Rodriguez manifestou-se hoje confiante de abertura do governo espanhol para que a Galiza possa passar a receber as televisões portuguesas em formato digital.
Em declarações à Lusa, Rodriguez explicou que vai fundamentar esse pedido directamente ao primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, na sessão de controlo ao governo no Congresso dos Deputados, em Madrid, na quarta-feira.
"Espero que pelo menos seja uma resposta construtiva que não feche a porta a uma possibilidade desse tipo", disse. "Acredito que vai manter uma posição aberta e estudar o tema", sublinhou.
Rodriguez disse que prevê recordar que transmissões de televisões portuguesas na Galiza decorrem do "estipulado na Carta Europeia das Línguas Minoritárias", defendendo por isso o apoio "técnico" necessário de Madrid e a assinatura de um protocolo específico sobre o tema com Portugal.
"Isto interessa especialmente aos galegos mas pode interessar também a Portugal", disse.
Especificamente, é necessário que o governo espanhol, através do Ministério da Industria, aprove a introdução de equipamento que permita a emissão de vários canais de televisão portuguesa na televisão digital.
"Isso obriga também a um protocolo com o governo português para estabelecer as condições da emissão na Galiza", disse.
"Mas penso que vai haver esse interesse da parte portuguesa, já que esta abertura é importante, sejam as televisões privadas ou públicas", disse.
O deputado galego insistiu que a transmissão das televisões portuguesas tem suscitado um interesse amplo na Galiza, nomeadamente entre "organizações de defesa da normalização linguística, organizações empresariais e culturais e no movimento para conseguir o reconhecimento do espaço galaico-português".
"O Governo galego acabará por apoiar também esta iniciativa", frisou.
O BNG tinha já anunciado em finais de Novembro que pretendia instar que o Parlamento quer o Governo a "darem os passos necessários" para que a Galiza possa receber as televisões portuguesas em formato digital.
"Tal proposta reage ao apelo lançado em 9 de Novembro pela Fundação Via Galego para que o Estado espanhol dê os passos necessários de modo a que a Xunta da Galiza possa negociar com Portugal a recepção dos meios audiovisuais lusos", lê-se num comunicado difundido na altura pela Fundação Via Galega (FVG).
Esta organização da Galiza está vocacionada para a promoção de um mais estreito diálogo entre Espanha e os demais países e territórios do sistema linguístico galaico-português.
A FVG explica que as reivindicações galegas visam que o Estado espanhol cumpra os compromissos contraídos em 2001 com a Galiza, no âmbito da Carta Europeia de Línguas Regionais ou Minoritárias.
"Este tratado internacional refere que deve ser garantida a recepção directa de emissões de rádio e televisão de países vizinhos numa língua utilizada de forma idêntica ou próxima de uma língua regional ou minoritária", recorda.
ASP.
Fonte: Agência LUSA»
Grande iniciativa...para que saibam desta minha profunda amizade por Galegos devo dizer-vos isto...o meu melhor aluno de engenharia, de sempre, mas de sempre, foi o Senhor Eng. Perez Alonso, Galego, natural de A Franqueira. Ja la estive por varias vezes e devem la ir. Fundador da Tecnilaser ee hoje socio importantissimo da famosissima e internacioanlissima Alfasom(reparem na infrestructura de tudo que ee reuniao, especatculo, etc. e la verao Alfasom)...se quiserem que a gente empurre eu devo tambem, dizer que o Perez Alonso, depois de um trabalho aturado esta quase da minha geometria...em abono da verdade devo contudo acrescentar que ele tem muita bom feitio...eu ...bem...eu... Abdallah!!!! mas gostariamos de empurrar!
Post a Comment