Médico naval português presta ajuda a timorenses a bordo do maior navio-hospital do mundo
This post concerns the Hospital Ship «USNS MERCY», aboard which are now sailing a Portuguese Navy Doctor, Mr. Nelson Olim, and his assistant, also from Portuguese Navy. They are now assisting Timor. All photos were downloaded from the internet.
Para o cirurgião da Marinha, do ponto de vista humanitário, esta missão é "verdadeiramente excepcional", tendo sido vistos em três dias de missão em Timor-Leste 893 doentes. No total, esta missão já observou 40 mil doentes nos vários países. Apesar de destacar que a integração da equipa portuguesa na missão foi "rápida e excelente", Nelson Olim também sublinha que "operar em inglês não é a mesma coisa que fazê-lo em português". "Os instrumentos têm nomes diferentes, as rotinas cirúrgicas são diferentes", exemplificou. Considerando a experiência "excepcional", o cirurgião médico naval português realça que é com prazer que ficou a pertencer a um "´clube` muito restrito" que já teve a oportunidade de operar num navio.
Lisboa, 17 Jul (por Ana Rute Peixinho, Agência Lusa) - Um cirurgião e um enfermeiro da Marinha Portuguesa estão a participar numa missão humanitária a bordo do maior navio-hospital do mundo, que está há quatro dias em Timor-Leste, onde já foi dado auxílio médico a quase 900 pessoas.
Em declarações à agência, o cirurgião português Nelson Olim explicou que o navio da marinha norte-americana "USNS Mercy" tem uma capacidade global, em termos de número de camas, equivalente ao Hospital de Santa Maria, o maior hospital português. "A Marinha Portuguesa foi formalmente convidada a participar no primeiro trimestre deste ano. A bordo somos um cirurgião geral e um enfermeiro instrumentista da Marinha Portuguesa, havendo outras marinhas de outros países também representadas", contou Nelson Olim, num contacto por e-mail com a Lusa.
A missão global do "USNS Mercy" tem a duração de quatro meses, passando pelas Filipinas, Vietname, Timor, Papua Nova Guiné e Micronésia. No entanto, a participação da Marinha Portuguesa é restrita a Timor-Leste e tem a duração de um mês, devendo terminar no fim de Julho.
Há quatro dias que o navio se encontra fundeado na baía de Díli, uma vez que o porto não tem capacidade para receber uma embarcação com estas dimensões. O navio é o centro da vertente cirúrgica da missão, refere Nelson Olim, mas no terreno estão destacamentos médicos em Díli, Baucau, Viqueque e no Bairro Pité. "As carências na área da saúde são enormes, falta quase tudo. O hospital de Díli, por exemplo, só tem um desfibrilhador e está avariado. A maioria dos doentes apresentam-se com situações crónicas, que se arrastam há anos e que não conseguem resposta no serviço de saúde local", descreveu Nelson Olim.
Doenças oftalmológicas (como cataratas), ginecológicas (tumores no útero e ovários), cirurgia plástica para queimados e cirurgia geral para bócios, hérnias ou tumores intestinais têm sido algumas das actividades com maior incidência.
Fonte: Agência LUSA
4 comments:
PARABENS!
Um blog com muito bom gosto.
Para que conste, continuamos fundeados na baia de Dili, Timor.
O numero de doentes observados ja ultrapassou os 2000. A partir de hoje e nos proximos 4 dias, uma ONG americana (OPERATION SMILE), vai juntar-se a nos, para operar nada mais nada menos que cerca de 75 labios leporinos.
O Mar pode ser uma grande auto-estrada de boa vontade.
nelsonolim@netcabo.pt
nelson.olin@mercy.navy.mil
Muito obrigada pela visita e pela informação, a que darei destaque assim que possível.
POR FAVOR VÁ ENVIANDO (dentro das suas possibilidades) FOTOGRAFIAS E INFORMAÇÕES - É IMPORTANTE DIVULGAR O QUE OS PORTUGUESES E A MARINHA CONTINUAM A FAZEM POR ESTE MUNDO FORA!!!!
O EMAIL é o que está na coluna da direita deste blogue :
sabino_pereira@hotmail.com
CONTINUAÇÃO DO EXCELENTE TRABALHO!!!
Quando precisar de assistencia vou a Timor!
Olá!
Tenho passado por aqui todos os dias. Gostei especialmente destas imagens do navio hospital!!!
Post a Comment