Friday, May 4, 2007

CREOULA FOREVER!!!...

1 - Creoula, Argus and Gazela, some of the portuguese Tall Ships of the White Fleet, sailing to the NewFoundLand. Fotografia da Colecção Bensaúde - Registo digital de Sailor Girl.
2 - The place where the codfish used to be dried. O antigo Secadouro de Bacalhau da Parceria Geral de Pescarias (registo digital de Sailor Girl)

3 - Logotipo da Parceria Geral de Pescarias (colecção Grupo Bensaúde - registo digital de Sailor Girl)
4 - Carimbos gigantes para identificar sacas e algo mais que o Senhor Hélder Claro me fez o favor de explicar mas que não retive, de tão pasmada e boquiaberta que estava com tantas peças únicas da História do CREOULA... João ajude-me!... (Colecção Grupo Bensaúde - Registo digital de Sailor Girl)
5 - Utensílios utilizados a bordo do Creoula para fins que o João me ajudará a identificar! (Colecção Grupo Bensaúde - Registo digital de Sailor Girl)

6 - Um dos Diários Náuticos do CREOULA da Colecção Grupo Bensaúde (Registo digital de SailorGirl). Neste, o CREOULA era comandado pelo saudoso Comandante Francisco da Silva Paião).

7 - Modelo do CREOULA. Colecção Grupo Bensaúde - Registo digital de Sailor Girl.
8 - E o saudoso FOG HORN... Colecção Grupo Bensaúde (Registo digital de Sailor Girl).

12 comments:

LisbonGirl said...

Bonito e variado arquivo!

Sailor Girl said...

E HÁ MUITO MAIS!!! Só que não tinha espaço no telemóvel...

É que o CREOULA foi construído para a Parceria Geral de Pescarias...

Van Dog said...

Lindo. E o som...

pereira de oliveira said...

vee-se que tudo o que ee conservado o ee por amor de uma pessoa, ve-se bem que nao ee institucional, ao passado que conheceu...mas para vergonha da memooria do nome Bensaude, nome de Portugueses da Nacao, ve-se que esta tudo um pouco abandonado ou a caminho disso...assim, para ali, uma velharia que quase incomoda, arrumada nos corredores ou em vao de escada para nao incomodar...era bem que entregassem os documentos aa biblioteca nacional antes que se perca tudo...ee que o que a Sailor Girl fotografou taao generosamente para partilhar com todos noos tera trinta anos e jaa estaa neste estado que deixa quem os guarda por amor muito triste certamente...haa um lamento nestes documentos ... ee como se jaa soo vivesse de recortes de jornal ... e neste caso naao ee assim ... a maquina estaa viva...outra maquina vai ressuscitar. agoar deixem-me que vos diga o soalho ee uma inveja

A VER NAVIOS said...

E então onde estão os fabulosos cronómetros, os odómetros com as barquinhas e hélices, a quantidade enorme de faróis de navegação, aquela secretária de fechar o tampo e o ábaco? para não dizer mais porque de momento não me vem à memória.
Aquela faca esquisita é uma faca de escala. As melhores eram as "modelo J".
Tenho de sair, mais tarde comento as fotos.
Vá ao noseomar e veja o princípio da história dos estaleiros da família Mónica. Ainda tem muito mais para contar até 1961, mas hoje não tenho tempo. Pode ser que amanhã a termine.
Depois temos a história dos ENM, CUF, ENVC e S.Jacinto na construção de navios para a pesca do bacalhau e ainda..... os pequenos estaleiros e os navios construídos pelos Mónicas antes de 1934.
Com retratos e tudo, pois....
Bom fim de semana.

A VER NAVIOS said...

Esta maquete do "Creoula" está em cima duma secretária muito antiga, com os Diários de Navegação à volta.
Bem haja sr. Helder, que tão bem tem preservado estas memórias.

pereira de oliveira said...

este amor tem entao um nome!
Senhor Helder Deus o guarde a si e a esse amor

A VER NAVIOS said...

Daqui a pouco estou atrasado.
Então a casa tipo colonial do capitão-chefe, as residências dos trabalhadores e o refeitório do pessoal não merecem ser retratados?
E o estado em que está a ponte cais tb não merece?

Sailor Girl said...

JOÃO!!!!!!

EU VI ISSO TUDO E AINDA UM REBANHO A PASTAR!!!!

MAS, COMO REFERI, TIREI ESTAS FOTOGRAFIAS COM O MEU TELEMÓVEL E FIQUEI SEM ESPAÇO PARA MAIS!!!

BREVEMENTE IREI LÁ COM UMA «MÁQUINA DECENTE»!!!!!!!

UM ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

fernando said...

Well done!
Preservar o passado,a memória e o saber não vem nos manuais de economia...
Por quanto tempo mais conseguiremos manter o CREOULA a navegar?

Sailor Girl said...

PARA SEMPRE, MEU CARO FERNANDO, PARA SEMPRE!!! PASSAREMOS A PALAVRA!!! ASSIM ME ENSINOU O NOSSO SAUDOSO COMANDANTE JOÃO DA SILVA DIAS!!!!!.....

pereira de oliveira said...

Sailor Girl...fiquei com uma ganda curiosidade de saber onde é que ficam estes edificios e tudo isto..onde é que é?...bem-haja