Gustavo Lima arranca vitória na segunda regata!!

Com 29 anos de idade, actual número quatro do "ranking" mundial, Gustavo Lima sofreu problemas técnicos que o fizeram largar na última posição da frota na primeira regata do Grupo Vermelho (os 149 velejadores estão divididos em três grupos), recuperando até à 28ª posição.
A «correr em casa» (representa o Clube Naval de Cascais), Gustavo puxou dos "galões" na segunda regata, não dando qualquer hipótese à concorrência, o que lhe permitiu ascender ao 39º lugar da geral, num dia soalheiro e marcado pelo surgimento da típica nortada forte de Cascais, com vento entre 18 e os 22 nós (força 2 a 3). "Foi uma regata perfeita, depois de a primeira ter sido algo estranha, mas na vela acontecem estas coisas e temos de estar preparados para tudo", afirmou Gustavo Lima. Estava naturalmente satisfeito: "consegui dar a volta por cima. Encarei a segunda regata como se fosse a primeira do campeonato. Acreditei até ao fim, controlei os meus adversários e consegui ganhar". Em relação ao sucedido na primeira regata, Gustavo Lima não quis aprofundar os problemas que teve na embarcação: "o vento estava muito instável. Há 20 anos que faço vela naquelas águas e nunca tinha visto os ventos soprarem naquela direcção".


No topo da classificação, tudo parece indicar que o ouro e a prata irão para França ou Brasil, com as tripulações Xavier Rohart/Pascal Rambeau e Robert Scheidt/Bruno Prata separados por apenas três pontos e com um andamento claramente superior ao resto da frota. Scheidt, um antigo rival de Gustavo Lima na Classe Laser, venceu a segunda regata do dia em Star, enquanto o francês Xavier Rohart triunfou na primeira, na qual Afonso Domingos e Bernardo Santos eram os lideres no final da primeira bolina.

A jornada registou ainda mais duas regatas de Tornado e, curiosamente, a tripulação que lidera a Classe é a única onde o "leme" está na mão de uma senhora, a belga Carolijn Brouwer, uma velejadora que a portuguesa Joana Pratas conhece dos tempo em que ambas competiam em Europe. Hoje, quinta-feira, terceiro dia dos Mundiais, estas três Classes voltam a estar em acção, mas Portugal terá mais um representante em competição, o jovem Frederico Pinheiro de Melo, que recentemente se sagrou vice-campeão europeu de juniores de Laser Radial, na Hungria.
3 comments:
FONTE: fotografias retiradas do site do Clube Naval de Cascais e do site oficial do Campeonato. Texto adaptado de notícia da Lusa.
Que bela aventura para tantos jovens para quem certamente o MAR é indispensável...
forcca pessoal!!!
Post a Comment